quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O Senhor da Luz

Título: O Senhor da Luz
Autor: Roger Zelazny
Tradutora: Maria Helena Fernandes

Sinopse: Os seus seguidores chamavam-lhe Mahasamatman e diziam que era um deus. Ele, porém, preferia deixar de lado o "Maha" e "atman" e intitulava-se Sam. Nunca pretendeu ser um deus, mas também nunca o negou... A acção decorre muito depois da morte da Terra; um punhado de homens num planeta colonizado alcançou o domínio da tecnologia. Com ela, adquiriram a imortalidade e poderes divinos e governam o mundo como os deuses do panteão hindu. Kali, Deusa da Destruição; Yama, Senhor da Morte, Krishna, Deus da Luxúria. Aquele que foi Siddartha e é agora Mahasamatman, Subjugador dos Demónios, Senhor da Luz, luta contra todos eles.

Opinião: Vou tentar explicar o meu fascínio imediato assim que acabei de ler a sinopse deste livro, que me era desconhecido até o fazer. É que se há coisa de que sou muito, mas mesmo muito fã, desde sempre, é mitologia. De qualquer sítio, nem me interessa, se mete mitologia, eu estou interessado. Portanto assim que peguei neste livro e li "Roger Zelazny", um escritor do qual ainda não tinha lido nada, mas do qual já tinha ouvido falar muito, e bem, como um dos grandes nomes da ficção científica; e percebi que era um livro de ficção científica que metia mitologia... QUERO! QUERO! QUERO!

Ainda por cima era barato. A minha vontade era trazer logo 2 ou 3, só porque sim. Lá me consegui conter e trazer apenas um exemplar, que não perdi muito tempo a começar a ler. A edição é sofrível, é daquelas da Europa-América que se vendem agora ao desbarato, e que na altura devem ter sido preparadas em cima do joelho, porque a capa não tem nada a ver com nada, e a tradução e tratamento do texto está simplesmente execrável.

Mas o livro tem qualidade, tanta qualidade que consegui ignorar esses problemas de edição. Já tinha ouvido falar da capacidade de Zelazny em escrever algo que é uma mistura de ficção científica e de fantasia, sem que seja propriamente nenhuma das duas, mas ler isso é algo simplesmente fenomenal. A história de Mahasamatman, que preferiu deixar de lado o "Maha" e o "atman" e se intitulava Sam, é interessante, intensa, e misteriosa.

E aquilo que achei mais espectacular foi mesmo essa indefinição de género. É ficção científica? É sim senhor. É fantasia? Confirma-se. Quantas histórias conhecem que misturem estes dois géneros? E ainda por cima que o façam tão bem?

A maior parte do livro são memórias das vidas anteriores de Sam, nomeadamente dos momentos chave que levaram as coisas até ao ponto em que se encontram no início do livro. Há porrada, há confrontos deveras peculiares e momentos estranhos. A maior parte das personagens minimamente relevantes são deuses hindus, que a pouco e pouco vai dando para perceber que são homens e mulheres que descobriram tecnologia com capacidades para lá das nossas imaginações mais loucas, e foram-se divinizando, ao manterem o resto da Humanidade na ignorância e ao vedarem-lhe essas tecnologias.

Sam é exactamente um dos deuses que luta contra essa tendência obscurantista e quer difundir as tecnologias pelas pessoas. É um Aceleracionista, uma ideologia contra a qual todo o céu luta, como é óbvio. A forma como essa luta se desenvolve ao longo do tempo, com Sam a assumir diferentes personalidades, de Siddartha a Buda, sempre a dar mais um passo contra o poderio do céu...

Enfim, um óptimo livro, não só graças ao meu fascínio particular por mitologia, mas por causa de uma história e de uma ideia interessante, e de uma boa escrita. Zelazny é definitivamente uma boa adição ao meu rol de autores a seguir, e O Senhor da Luz uma excelente forma de começar um novo ano de leituras!

3 comentários:

Abdiel disse...

Fala amigo, muito bom seu ópico, cara espero ter uma ajuda sua, estou muito interessado em ler esse livro mas não acho de forma alguma aqui na minha cidade, já procurei em sebos e tudo, só preciso saber onde vc conseguiu o livro, ficaria muito grato com essa informação. Obg !

Rui Bastos disse...

Obrigado. Eu comprei numa loja da Europa-América.

quetzcoatl disse...

links para download:

http://depositfiles.org/files/qidxja7lx

https://mega.co.nz/#!nYtXTbhY!bj144Fp8YgtX-AzcyKLo3V5bB0F_VNfVK9OElqbokqo

http://www.mediafire.com/?4ihjgclyyh7re33

http://www.ziddu.com/download/21980704/SENHORDALUZ-rogerzelazny.pdf.html

http://www.crocko.com/4DAA3003F6694D549D52BE395E9C382A/SENHOR_DA_LUZ_-_roger_zelazny.pdf

http://www.4shared.com/office/8NcwPDmM/SENHOR_DA_LUZ_-_roger_zelazny.html?