domingo, 6 de novembro de 2011

Números Notáveis


Título: Números Notáveis
Autor: Lamberto García del Cid

Sinopse: Onde é que reside a importância de um número? Há números, como o zero, que são importantes para os matemáticos. Outros são relevantes para determinadas religiões, como o 3 e o 666. E também os há para os apaixonados da lotaria, como por exemplo o 22. Mas quer sejamos matemáticos, crentes ou apostadores, as três coisas ou nenhuma, o certo é que a importância e a influência dos números invadem toda a nossa vida.

Opinião: Se a curiosidade matasse eu tinha morrido logo a seguir a ter lido o título deste livro. O fascínio que os números têm exercido sobre a Humanidade sempre me fascinou, passe a redundância. Eu próprio sinto essa atracção, especialmente tendo em conta que passo a vida a lidar com números.

Há poucas coisas mais fascinantes do que descobrir que as primeiras 4 potências de 11 são capicuas, tal como ele próprio. Ou que é impossível desenhar uma linha de comprimento pi. Ou até descobrir que existem números imaginários, que são raízes de números negativos! Toda uma catrafada de coisas absolutamente fascinantes que vêm incluídas neste livro, que ainda traz muito mais coisas. Só lendo.

E da colecção, é dos que já li que tem uma melhor estrutura. Muitos factos sobre números, alguns apontamentos históricos, poucos desvios relativamente ao tema principal, nem aprofundamentos do mesmo de forma exaustiva (e incompreensível). Um livro em tudo perfeito, relativamente a esta colecção.

Ainda por cima tem a particularidade de ser daqueles cuja leitura não exige conhecimentos matemáticos por aí além. Qualquer pessoa o pode ler e sentir-se igualmente fascinada, sem perder nada de relevante. É por isso que o aconselho, se algum dia tiverem a hipótese de pegar nele. Lê-se rapidamente, como todos os livros desta magnífica colecção, está bem escrito, de uma forma directa e linear (o que dá jeito, quando se trata de matemática), e ainda tem um conteúdo absolutamente fascinante. O que é se pode querer mais?

2 comentários:

Maria de Lurdes Sanches disse...

Hummm...Parece-me que vou dar uma espreitadela. Ou, melhor ainda, podes emprestar-mo? Não sei se arrisco a investir num livro de números... Essa de não ser preciso muitos conhecimentos de Matemática parece-me bem.

Rui Bastos disse...

Ena, já conseguiu comentar e tudo!

E empresto claro :)