sábado, 18 de maio de 2013

Beyond the door


Título: Beyond the door
Autor: Philip K. Dick

Opinião: Pequeno conto, com um conceito bastante interessante, achei Beyond the door demasiado curto para explorar todo o seu potencial. A ideia, lá está, é muito boa, mas as poucas páginas não foram suficientes para que a história se desenvolvesse como podia ter desenvolvido, com uma maior extensão.

A desavença conjugal que serve como pano de fundo para um relógio de cuco bastante misterioso e imprevisível não passa de vagamente interessante e um mero pretexto para explorar o mencionado cuco.

Mas se nos concentramos nisso, no cuco, tudo corre bem. A partir do momento em que só sai da sua casita quando lhe apetece, só canta para quem lhe apetece, e consegue quase hipnotizar uma pessoa ao mesmo tempo que recebe apenas desprezo total de outra, fiquei curioso.

Philip K. Dick nunca explica o que raio se passa com o sacana do cuco, mas não precisa, pois é exactamente esse mistério em seu redor que faz dele interessante. Fiquei a querer saber como é que funcionava, porque é que agiu da forma que agiu, como raio é que podia agir por decisão própria e fazer as coisas que fez... Enfim, não achei um grande conto, mas tem uma história interessante que talvez beneficiasse de mais 3 ou 4 páginas.

Sem comentários: