Título: Harry Potter e o Príncipe Misterioso
Autor: J.K.Rowling
Tradutor: Alice Rocha, Manuela Madureira, Maria do Carmo Figueira e Isabel Nunes
Sinopse: Voldemort está mesmo de volta! Esta é a terrível confirmação que agita o início do sexto ano na escola de feitiçaria de Hogwarts. O crescente poder maléfico de Voldemort e do seu vasto exército de Devoradores da Morte é cada vez mais visível, não só no mundo da Magia como no mundo dos Muggles. Agora, mais do que nunca, é necessário reunir forças para combater o mal e, para isso, Harry e Dumbledore visitam o passado misterioso de Voldemort e o coração da magia negra, e desvendam alguns segredos verdadeiramente espantosos. Mas são muitos mais os enigmas que Harry terá de resolver, entre eles, um muito em especial - quem é o príncipe misterioso a quem pertenceu o livro de poções que Harry recebeu e que revela conhecimentos poderosíssimos e perigosos? Poderá contar com ele como aliado ou será mais um inimigo a vencer? Neste penúltimo livro da série, as forças são testadas até ao limite, e Harry terá de apelar a toda a sua coragem e determinação para prosseguir na luta contra o temível senhor das trevas!... Será que vai conseguir?
---------- Esta opinião contém, muito provavelmente, alguns spoilers ----------
Opinião: Este é o primeiro livro da saga a que me atrevo chamar genial, pelo simples facto de o ser de facto (passe a redundância lexical).
Acho que é pelo ambiente, definitivamente mais negro que nunca, e por causa das milhentas novas revelações acerca da vida de Voldemort. Aliás, eu já já me perguntei se uma saga com Tom Riddle/Lord Voldemort como protagonista não seria tremendamente interessante...
Mas bem, falando deste livro, há aqui vários pontos de interesse, a começar pelo início (passe a redundância, desta vez de conteúdo) algo peculiar, em que até vemos Snape a confraternizar, fora da escola, num momento que até pode ser considerado comovente! E como não podia deixar de ser, um final algo inesperado, ainda que inevitável. Pelo meio ainda temos direito a ver o Snape leccionar Defesa Contra a Magia Negra, o surgimento de um novo professor de Poções, Horace Slughorn, um Slytherin bastante peculiar enquanto personagem, e que se vem a revelar uma peça importante no enredo; o livro de Poções do Príncipe Meio-Sangue, que Harry a modos que "herda", e que lhe dá uma preciosa ajuda a vários níveis, embora também lhe dê alguns problemas. E é este "Príncipe Meio-Sangue" que se vem a revelar uma grande surpresa...
Enfim, acho que aquilo que o livro tem de realmente interessante é a forma como Dumbledore vai dando a Harry um papel cada vez mais activo na luta contra Voldemort, contando-lhe tudo o que sabe da sua história, e tudo aquilo que adivinha dos seus planos, de forma a que Harry o consiga derrotar, e que ao mesmo tempo nos mergulha a nós, leitores, na história do mais malvado feiticeiro que porventura já existiu, deixando-nos embrenhados nos mistérios e nos seus enigmas (riddles, curtiram?).
Não hesito agora em afirmar que começa neste livro um dos melhores finais de saga que já li!
P.S.: SNAAAAAAAAAAAAPEEEEEEEEE!
3 comentários:
Lembro-me de teorizar aquando da saída deste livro e as coisas mais importantes bateram certo! *sniff*
Tem realmente um dos começos que mais aprecio, aliás os meus livros favoritos têm todos inícios que não passam pelo Harry e os Dursleys e acho que só isso contribuiu para no final os adorar, já que parecem começar logo com um tom adulto.
Este também é um dos meus preferidos. Aliás, lembro me que foi o primeiro que li nas aulas :)
(O "P.S: Snaaaaaapeeee!" foi o quê? )
Quanto ao livro parece-me muito mas muito interessante e tal como aqui já foi referido por uma das leitores, também os meus inícios predilectos são aqueles em que não se inicia com aquela família irritante de Muggles e sim com uma nuvem assombrosa de mistério a pairar sobre a história :)
Enviar um comentário