segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Cosmicomix


Argumento: Amedeo Balbi
Arte: Rossano Piccioni
Tradução: Florbela Marques


Opinião: A mistura perfeita entre divulgação científica e narrativa. Cosmicomix é um fascinante livro semi-biográfico com algumas liberdades narrativas. Consegue a proeza de contar várias histórias interessantes, todas integradas no tema principal da evolução das teorias sobre a origem do Universo, de forma cientificamente correcta e, ao mesmo tempo, perceptível por toda a gente.

Não é fácil para alguém que trabalhe em Ciência, seja ela qual for, conseguir motivar pessoas de fora com o seu trabalho. Ou se está a fazer algo tão absurdamente espectacular que nem é precisar explicar muito (lasers! foguetões! clonagem!), por mais aborrecida que a verdadeira explicação possa ser (inventámos um laser de cor diferente. calculámos a trajectória com uma precisão de mais 10 casas decimais. conseguimos ter duas bactérias microscópicas exactamente iguais num frasquinho.), ou então estamos tramados.

Ainda no outro dia um primo meu me pediu para explicar o que era isso da Engenharia Biomédica. A minha reacção? "Deixa-me sentar, que isto ainda demora." É complicado.

Mas este livro ganha-me aos pontos a dar esse tipo de explicações. Encontram-se figuras como Einstein, Bob Wilson, Harlow Sharpley entre muitos outros que contribuíram para o campo da astronomia. E mais importante que isso, vê-se o processo de fazer Ciência: moroso, complexo, competitivo mas com (algum) espírito de entreajuda, recheado de erros, obstáculos e coisas incompreensíveis. É assim mesmo. A maior parte dos campos da Ciência não são mais do que longas linhagens de gente teimosa a bater com a cabeça nas paredes, a experimentar uma e outra vez até chegarem a um resultado, seja ele qual for.

Às vezes é o esperado, e ganham-se Nóbeis. Outras vezes é o oposto... e ganham-se Nóbeis na mesma. O objectivo é chegar a uma resposta! E o livro no final sintetiza essa ideia, assim como a eterna busca por provas, na melhor descrição possível da motivação que existe para se fazer Ciência:

"Quem sabe?... Em Ciência o que conta são as provas. E não temos provas suficientes. Por enquanto."

Fantástico. E liberdades narrativas à parte, que ainda por cima são devidamente explicadas no final, o livro dá um bom retrato de todas as personagens e das relações que se estabelecerem entre elas, assim como das contribuições que foram tendo para esta história da origem do Universo.

Acima de tudo um livro fascinante, que aconselho vivamente a toda a gente, e em especial a leigos no assunto. Se alguém quiser compreender o fascínio e o funcionamento da Ciência, que leia este livro!

3 comentários:

Luiz Santos-Roza disse...

Este livro tem alguma relação com o Logicomix?

Optimus Primal disse...

E a continuação.Por acaso nunca li nem um nem outro.

Rui Bastos disse...

Eu achava que sim, mas os livros não têm qualquer relação que eu tenha conseguido encontrar!