Bem, o que é que eu hei de dizer... É um livro tão interessante como ver o 'Você na TV' de trás para a frente. É que desta vez, nem a escrita me interessou minimamente. Talvez eu ter uma edição de 1974, em que sozinho ainda se escreve 'sòzinho', o que é estranho, mas pronto.
Basicamente, a história é sobre um bando de miúdos maltrapilhos que... pronto, fazem coisas de miúdos maltrapilhos. Roubam fruta aos agricultores, tentam arranjar trabalho de vez em quando para ganharem uns trocos, andam à porrada, fazem porcaria, jogam à bola, discutem entre si, ajudam-se uns aos outros, andam a pedir esmola, e sonham com belos futuros que não chegam.
Gaitinhas, o cantor, Sagui o viajante, Maquinetas, o puto 'com jeito para serralheiro', Malesso, o puto que morre lá para o meio do livro, Gineto, o pequeno criminoso com um bom coração, Cocas, o aleijadinho. Acho que estão aí todos os rapazes do grupo. Se me faltar algum é porque não era muito importante. Quer dizer, nenhum deles era. Gaitinhas não passa de um miúdo chorão, que não faz mais nada a não ser cantar e chorar; Sagui passa a vida a contar as suas histórias de viagem, gabando-se de como é viajado, e no fim pisga-se; Maquinetas quer é andar nas máquinas na Fábrica Grande, mas não consegue, e acaba por se tornar num sacana; Malesso, que... bem, que morre; Gineto, o líder da esquadrilha e o principal organizador dos assaltos; Cocas, que anda por ali a coxear; são estas as personagens principais.
Resumindo, o que é que eu achei? Não presta.
4 comentários:
Bom, o que é que te hei-de dizer?
secalhar não leste bem'
Ou não soubeste interpretar a beleza da prosa do escritor'
Deixa-te ficar com a tua ignorância e não fales sobre aquilo que desconheces...cultura!
Vai por outro caminho se queres ter um blog sério...
...ou talvez não!!!
Bom, o que é te hei-de responder, anónimo?
Se calhar li bem.
E soube interpretar a, como o anónimo diz, beleza da prosa do escritor, embora não a tenha achado assim tão bela, pois tenho direito à minha opinião.
Talvez, para a próxima, antes de me chamar ignorante, devia reparar que 'secalhar' não é uma palavra!
E não tenha medo de dizer quem é se quer criticar um blog a sério... fica-lhe mal!!!
Olá Rui!
Bem, como já te tinha dito, adorei o teu blogue mal o vi... Muitos, muitos parabéns pelas críticas, tens muito jeito!
Quanto a "Esteiros", já li há muito tempo, aliás foi dos primeiros romances que li, e tenho uma opinião totalmente diferente. ADOREI. De facto, achei este livro de uma beleza estrondosa e as personagens únicas. Lembro-me de acabar de lê-lo com um suspiro muito grande... Vou ter saudades ;)
Enfim, nem todos gostam do mesmo, e isso até é bom =)
(ao contrário deste Anónimo, que infelizmente é bastante comum encontrar em blogues de livros... Já que ele fala de seriedade, melhor seria se escrevesse as suas próprias críticas. E desse a cara)
Sim, ainda bem que não gostamos todos do mesmo! Eu não gostei, mas eu gosto pouco de literatura portuguesa, sou suspeito, e o facto de ter sido obrigado a lê-lo, também contribui um bocado para não gostar muito...
(apenas expressei a minha opinião, talvez de uma forma um pouco "crua" e isso pode ofender alguém, mas azar, ainda (ainda!) vivemos num país livre! e sim, anónimos destes há muitos, mas acho que já teve a resposta que merecia =D)
Enviar um comentário