O primeiro livro de uma boa tetralogia, 'Anders 1 - A cidade morta' fala sobre um rapaz rico e sobredotado, Anders, que tem apenas um amigo, o seu guarda-costas, Jannik, que o vai buscar para umas férias. Mas o avião privado onde viajavam é raptado por 2 criminosos de baixa categoria, e acaba por se despenhar. Feridos, Anders e Jannik saiem do avião e encontram-se numa cidade semi-destruída sem ninguém à vista. Isto é, até aparecerem uns estranhos homens com estranhos fatos, com armas que disparam poderosos raios azuis.
São perseguidos, Jannik morre, e Anders é salvo por Katt uma rapariga-animal, meio humana, meio gata. Juntos fogem dos estranhos homens que perseguem Anders, e acabam por conseguir chegar à tribo de Katt de homens-animais.
A história é mais ou menos isto. Não digo que seja excelente, mas sim, é boa. Fiquei um bocado chateado quando li este livro, pois Jannik, uma das melhores personagens, morre logo no princípio. Mas o clima de mistério que se levanta é fabuloso. Algumas coisas demoram tempo demais, e algumas reacções não fazem sentido, principalmente as de Anders, que tem reacções de tudo, menos de alguém que é sobredotado.
Enfim, a história continua a ser boa, continuo a aconselhar, e de 1 a 10, talvez um 7.