domingo, 27 de dezembro de 2009

Os Melhores Contos de Howard Phillips Lovecraft - 1º Volume


O 1º Volume de uma colectânea dos melhores contos de Howard Phillips Lovecraft, este livro além de ser visualmente perfeito,com um estilo que encaixa perfeitamente na escrita de Lovecraft, tem uma tradução excelente, e umas introduções verdadeiramente magistrais de Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell.

Todos os contos são completamente fascinantes, e o autor criou um autêntico mundo cósmico, onde vai buscar mitos, criaturas, e objectos, todos eles arrepiantes e assustadores.

Aquilo que mais me impressionou na escrita deste autor, foi a forma como mesmo usando uma escrita cuidada, e de certa forma erudita, com palavras algo complicadas, e uma escrita sempre muito bem estruturada, consegue imprimir um certo ritmo à história.

Dei por mim a acompanhar as fugas das personagens, como se estivesse mesmo ao lado delas. Conseguia perceber os seus sentimentos de urgência, de pânico, de terror puro. Lovecraft tem uma escrita que transmita na perfeição o ambiente da história e os sentimentos das personagens, além de, como já disse, conseguir manipular o ritmo da história à sua vontade, sem alterar em nada a sua escrita. Não tenho a certeza se é através de uma escolha de palavras perfeita, das descrições espectaculares, ou do desenvolvimento muito bem pensado, mas a verdade é que o autor consegue fazer da história aquilo que quer.

Se a personagem está a fugir de um terror cósmico, em pânico, sente-se verdadeiramente que isso acontece. Ao lermos as suas palavras conseguimos perceber exactamente aquilo que a personagem está a sentir, conseguimos capturar na perfeição o ambiente que o rodeia, quer através das extensas descrições de horrores interplanetários e inconcebíveis, quer através das poucas palavras atiradas para o meio da narração de uma fuga.

Isto tudo, e ainda não falei da característica mais impressionante das histórias de Lovecraft. O mundo, ou mundos, melhor dizendo, por ele criados. Mundos cósmicos, ou primitivos, anteriores ou ulteriores ao homem, até paralelos ao homem, que encerram segredos e criaturas extraordinárias, estruturas e objectos que não obedecem à nossa geometria, seres que não obedecem às nossas leis da física, da química, ou do que quer que seja.

Existem vários mundos, na mitologia de Lovecraft, desde a era primitiva, antes da chegada do Homem, onde vivia a Grande Raça, seres que dominaram todos os segredos do Universo; até ao mundo dos deuses-demónios, como Nyarlatothep, e Cthulhu; passando pelos planetas do nosso próprio sistema solar, onde vivem estranhos seres capazes de viajar no espaço.

Cada um destes contos é uma pequena obra-prima. Desde aqueles com 50 e tal páginas, até aquele que nem chega às 2 páginas. E ainda há mais 3 volumes!

Sem comentários: