domingo, 13 de março de 2011

Brave New World


Título: Brave New World
Autor: Aldous Huxley

Sinopse: Far in the future, the World Controllers have created the ideal society. Through clever use of genetic engineering, brainwashing and recreational sex and drugs all its members are happy consumers. Bernard Marx seems alone harbouring an ill-defined longing to break free. A visit to one of the few remaining Savage Reservations where the old, imperfect life still continues, may be the cure for his distress…

Opinião: Um livro absolutamente hipnotizante, inquietante e provocador, faz esta obra memorável de Aldous Huxley.

A história passada por volta do ano de 2500, centra-se na globalização massificada em que se torna a sociedade mundial, desde o desenvolvimento do trabalho em massa levado a cabo por Henry Ford com o primeiro modelo T.

Neste novo admirável mundo novo, não há espaço para emoções ou sentimentos de qualquer tipo, do amor ao ódio. As pessoas nascem e são fecundadas em laboratórios, onde se realiza colonagem em massa, bem como os fetos são preparados para as suas funções futuras já previamente definidas.

Esta nova sociedade, profundamente hierarquizada e conformada desde a nascença com a sua classe social, encontra a felicidade no trabalho, na droga imposta pelo estado e em orgias sexuais, também estas estimuladas. A monogamia é profundamente reprovada, bem como a paixão.

Quando o inconformado Bernard Marx visita uma Reserva Selvagem no sul da América onde ainda permanece uma civilização velha e imperfeita, conhece um Selvagem cujo interesse profundo no mundo civilizado leva Bernard a levá-lo de volta com ele, mostrando-lhe toda a magnificência do novo mundo. Porém, nem tudo parece perfeito aos olhos do Selvagem. Esplêndido, é tudo o que posso comentar desta obra sublime. De lugar obrigatório em qualquer estante.

Sem comentários: