sábado, 21 de abril de 2012

The Age of Zeus

Título: The Age of Zeus
Autor: James Lovegrove

Sinopse: The Olympians appeared a decade ago, living incarnations of the Ancient Greek gods on a mission to bring permanent order and stability to the world. Resistance has proved futile, and now humankind is under the jackboot of divine oppression. Until former London police officer Sam Akehurst receives an invitation too tempting to turn down: the chance to join a small band of guerrilla rebels armed with high-tech weapons and battlesuits. Calling themselves the Titans, they square off against the Olympians and their ferocious mythological monsters in a war of attrition which some will not survive.

Opinião: Não é um daqueles livros que está maravilhosamente bem escrito e que tem um valor literário acima da média. É leitura de entretenimento, sem grandes objectivos filosóficos ou metafísicos, apenas com o intuito de descrever grandes cenas de pancadaria e com o bónus de incluir deuses e monstros das Grécia Clássica em confronto com um pequeno esquadrão de homens e mulheres armados com o equipamento mais tecnologicamente avançado de sempre.

Parece maior do que é, com as suas 600 e tal páginas de formato de bolso, mas lê-se num instante, mesmo tendo em conta que está em inglês, o que me costuma atrasar ligeiramente a leitura. Não foi o caso, já que o li em 3 ou 4 dias, com estudo e afins pelo meio.

A história é interessante, mas, muito honestamente, não é o mais importante. As personagens até estão relativamente bem desenvolvidas e isso tudo, mas é quando há cenas de porrada a sério que o livro fica mesmo bom. Ou então quando há deuses ou monstros a aparecer. O meu fascínio por mitologia grega e mitologia em geral é absolutamente gigantesco, portanto não é de estranhar que um deste género atraia a minha atenção. E como seria de esperar, gostei bastante de o ler. Ainda por cima não tem um enredo muito complexo, daqueles em que temos que estar super atentos a todos os detalhes, é um livro que pode ser lido na mais completa descontracção, simplesmente a apreciar os confrontos ora épicos ora sorrateiros, mas sempre dignos de umas boas páginas de sangue.

Ainda por cima descobri que há mais uns poucos do mesmo autor que estão dentro do mesmo estilo. Um Age of Ra, um Age of Odin, um Age of Anansi e um Age of Aztecs. Se isto não tresanda a espectacularidade, não sei o que raio vai mal no mundo...

Concluindo, este Age of Zeus é um bom livro, fácil de ler, entretém e ainda me deixou curioso para ler os outros. Isto significa que o aconselho, especialmente se apreciarem mitologia... e pancadaria.

Sem comentários: