domingo, 15 de abril de 2012

King Arthur - Tales from the Round Table

Título: King Arthur - Tales from the Round Table
Autor: Andrew Lang

Sinopse: A ruler said to be the model of goodness over evil and a formidable comrade in the ever-present struggle between right and wrong, the figure of King Arthur of England prevails at the heart of the Arthurian legends. The myths surrounding his reign have been recounted in endless tales. This collection includes thirteen of the best-loved legends of the man and his Knights of the Round Table.

Opinião: Quando se compra um livro que não se conhece por quase nada, não se fica com muitas expectativas. Eu pelo menos não fico. Comprei este porque, lá está, era praticamente oferecido e porque tenho curiosidade relativamente às lendas e histórias que rodeiam esta figura mítica que é o Rei Artur.

Bastou folhear um pouco para ver as imagens que esta edição traz, imagens antigas que quer o sejam ou não, têm ar de pinturas medievais. Também deu para ver que os contos que o constituem eram quase todos bastante pequenos, alguns apenas com 2 ou 3 páginas, o que significava que a leitura ia ser rápida. Todos os leitores sabem que capítulos/contos pequenos são quase sinónimos de leitura rápida.

E assim foi, li-o num instante, sem que o inglês relativamente antigo, formal e elaborado fosse um obstáculo, já que era perfeitamente perceptível apesar de ser bastante diferente do inglês a que estou habituado.

As personagens que aparecem, para além do mítico Rei Artur, são todas aquelas que se ouvem falar nas lendas e histórias à volta desta personagem, e ainda mais algumas. De Merlin a Sir Lancelot, de Guenevere a Morgan le Fey, incluindo todos os cavaleiros da Távola Redonda e ainda mais umas poucas personagens, todas elas aparecem nalguma das histórias, que, já agora, chegam a ter ar de lendas, daquelas transmitidas oralmente, de geração em geração, e que alguém um dia se lembrou de passar para o papel.

Histórias, ou lendas, como a busca do Santo Graal, a morte de Merlin e, como não podia deixar de ser, a mais essencial e fulcral numa colectânea destas, a história de como Artur tirou a espada da pedra e se tornou no Rei Artur. Até tem a história de como ele encontrou a sua espada, a Excalibur, uma das poucas histórias desta obra que me era desconhecida, ou pelo menos da qual eu não me lembrava.

Posso agora afirmar que é um livro muito interessante, especialmente para quem, como eu, tiver algum tipo de curiosidade relativamente a esta figura ou às que normalmente a acompanham, e que não apresenta falhas de maior, de tal forma que eu nem lembro de nada em específico. É claro que não acho que seja uma grande obra de literatura mundial, mas é de facto um bom livro.

Sem comentários: