sexta-feira, 6 de julho de 2012

História do Mundo em Nove Guitarras

Título: História do Mundo em Nove Guitarras
Autor: Erik Orsenna
Tradutor: Telma Costa

Opinião: Um livro pequeno, este. Moderadamente interessante, também. Mas enfim, nada de especial.

Isto até que prometia, tem um título interessante, apesar de ser um autor que me é desconhecido. Quer dizer, em condições normais não teria olhado para ele duas vezes, acho, mas enfim, custava 1 euro. Olhei com mais atenção e descobri que metia Eric Clapton, Jimi Hendrix, Paganini, os Beatles e mais umas poucas figuras interessantes...

Uma vez comprado, leu-se rápido. 1 horita, pouco mais. E pronto, não me deixou grande impressão. A escrita não é má, mas não é nada por aí além. A história é interessante, e é talvez a melhor parte do livro, ainda que seja um pouco estranha.

Começa com Eric Clapton, no meio de África, a encontrar-se com um arqueólogo que procura as origens do Homem. Uns diálogos meio metafísicos depois, Clapton dorme e sonha com uma série de episódios passados em diferentes épocas, todos relacionados com a guitarra. Não digo que tenha sido uma má história, mas talvez uma má-execução. Fiquei com a sensação que a leitura teria sido muito mais interessante se o livro fosse maior e cada episódios tivesse mais algumas páginas, ou houvessem mais episódios.

Talvez assim se tornasse num livro seriamente interessante. Infelizmente, o autor optou por dedicar pouco tempo e pouco latim a cada parte, escrevendo aquilo que, na minha opinião, acabou por ser uma história algo confusa e aleatória.

Mas pronto, não se pode ter tudo. Não deixa de ser um livro que proporciona uma horita e pouco não-aborrecida. Suponho que talvez tenha mais interesse para quem goste mais de guitarras e instrumentos de cordas do que eu. 

Sem comentários: