segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Que as citações nos caiam em cima [21]


Já vi críticas que dizem que Meridiano de Sangue é o livro mais cruel e violento que já leram. Não lhes posso dar completa razão, mas percebo o ponto de vista. Cormac McCarthy não é nada meigo, e o livro é de facto violento, cruel e bastante gráfico, nada aconselhado a pessoas mais sensíveis. Mas é ao mesmo tempo um livro bastante lírico, graças à prosa bem trabalhada e de estilo peculiar do autor. E o que não podia falhar, as personagens, algumas das quais são geniais, destacando-se para mim, como para quase toda a gente que já leu, o juiz Holden, uma personagem estranha e misteriosa, um homem ao mesmo tempo repugnante e carismático. É da boca dele que sai esta fenomenal citação:

"O homem que acha que os segredos do mundo são para sempre insondáveis vive no mistério e no medo. A superstição arrasta-o para o abismo. A chuva acabará por esfarelar os feitos da sua existência. Mas do homem que atribui a si mesmo a tarefa de isolar da trama do cosmos o fio da ordem podemos dizer que, com essa simples decisão, tomou as rédeas do mundo nas suas mãos e só dessa forma conseguirá ditar os termos do seu próprio destino."

Meridiano de Sangue
Cormac McCarthy

4 comentários:

Rafa disse...

Depois do Best Served Cold não creio que haja muita coisa que me possa surpreender...

Rui Bastos disse...

Cortar escalpes em andamento, jogar whack-a-mole com bebés em vez de martelos... Trust me, there's a lot in this world you haven't seen xD

Pedro disse...

Tive uma experiência muito engraçada com este livro: foi a primeira leitura conjunta que fiz (com o Fórum Estante de Livros). Todas as semanas líamos x páginas e no fim fazíamos uma análise sobre o que tinhamos lido até então. Fomos discutindo o livro ao longo da leitura, o que acaba por nos "forçar" a estar mais concentrados na leitura, e o ponto de vista dos outros ajuda-nos a ver o livro de outra forma.

De qualquer forma, adorei imenso fazer isso e infelizmente não voltei a participar em nenhuma Leitura Conjunta. Mas foi EXAUSTO. Era o primeiro livro de McCarthy que lia e, oh boy, foi extenuante.
Mas o mais engraçado foi que lembro-me de acabar o livro, pensar "deuses, finalmente", mas quando avancei para a minha leitura seguinte... Senti falta deste Meridiano. Senti falta da escrita densa de McCarthy. Hoje este é um dos meus escritores favoritos!

O juiz é genial, só um génio poderia criar esta personagem!

Rui Bastos disse...

Escrita densa é a palavra certa... Mas lê-se muito melhor do que seria de esperar. E estou a gostar bastante! Acho é que para isto ter sido o teu primeiro livro de McCarthy... Good Gauss, o esforço que deve ter sido!