sexta-feira, 2 de outubro de 2015

The Jedi Path


Autor: Daniel Wallace

Sinopse


Opinião: Este livro foi uma prenda de anos (em 2014)! E só pela edição vale a pena, garanto-vos: capa dura, com baixo-relevo pintado a prateado e com imitação de páginas antigas. Uma delícia de se ter na estante.


Mas é depois de o abrir que começa ficar verdadeiramente interessante. A primeira coisa que salta à vista é uma lista de donos do livro: Yoda, Thame Cerulian, Dooku, Qui-Gon Jinn, Obi-Wan Kenobi, Anakin Skywalker, Ahsoka Tano, Darth Sidious e Luke Skywalker.

Sim, eu sei que já passei a fase dura da adolescência, e que claramente não sou uma rapariga numa fila para o concerto - inserir moda musical idiota do momento -, mas acreditem quando vos digo que a minha mente fez a sua melhor imitação de uma a guinchar.

É o risco de se ser fã e, pior, um geek/nerd. Somos uma raça à parte que se alimenta destas coisas. E este livro, só por existir, pela edição, e por essa lista de donos, é um banquete. Depois começa a leitura e descobre-se que o que temos nas mãos é nada mais nada menos do que um guia para se ser um Jedi, anotado por todas aquelas personagens que foram donas do livro.


Enfim, o sonho de qualquer geek/nerd que se preze, diria eu. Mas tudo isto podia ser uma grande barracada: bastava o livro ser pouco mais que lixo numa capa bonita, ou não conseguir cumprir as altas expectativas que induz assim que se olha para ele. Mas o autor consegue dar a volta e escrever quase uma mini-enciclopédia dos Jedis, com toda a informação possível sobre as hierarquias existentes, os tipos de lightsabers, as várias técnicas e estilos de combate, enfim, quase tudo o que consigam imaginar.

A melhor parte, como é óbvio, são os comentários dos ficcionais donos do livro, muitas vezes em resposta uns aos outros. É possível em quase todos perceber a personalidade de cada personagem, o que é um pormenor fantástico, já para não falar de que muitos dos comentários adicionam informação de que tivemos conhecimento através dos filmes, fornecendo aquelas dicas das coisas na prática que emprestam realismo a este livro teórico.

No final é um bom livro, que dá para entreter, mas que só tem valor real para um grupo específico (ainda que cada vez maior) de pessoas.

Sem comentários: