segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Morte no Nilo


Este foi o livro usado para a 5ª leitura conjunta do fórum Estante de Livros, na qual participei, e devo dizer que adorei a experiência!

Quanto ao livro, é aquilo a que a rainha do suspense já nos habituou, se bem que com um importante pormenor muito diferente daquilo que é normal: o primeiro crime dá-se praticamente a meio do livro, e temos, até lá, uma forte importância dada à história das personagens e aos relacionamentos entre elas.

Poirot, como não podia deixar de ser, está presente, e é espectacular a forma como ele parece já conhecer toda a história, antes sequer do crime ocorrer. É algo que sempre me fascina nesta personagem.

Bem, a história gira em volta de Linnet Ridgeway, uma jovem rica, que casa com o noivo da melhor amiga. Partem os dois num cruzeiro pelo Nilo, e a eles juntam-se-lhes todo um rol de personagens, que conseguem estar praticamente todas ligadas a Linnet.

Durante os primeiros capítulos, a grande dúvida que aparece na mente do leitor, não é propriamente quem é que vai matar, mas sim quem morre, resposta que só obtemos tendo já avançado um belo número de capítulos.

É interessante, a forma como a autora relaciona todas as personagens, como nos faz imaginar o crime até ao último momento e, como nos dá indícios para imaginarmos, quase um por um, que todas as pessoas no barco são o assassino. É também de realçar, a forma magistral como a autora combina a história de todas as personagens, o seu percurso, e as suas acções na altura do crime.

Um livro a ler, para quem gosta de policiais, especialmente porque "inova" dentro do género, e porque é um livro da Agatha Christie!

P.S. - não posso deixar de agradecer aos membros do fórum que participaram na leitura conjunta, foi realmente uma experiência muito agradável!

Sem comentários: