quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O Cão da Morte


Uma incursão desta brilhante escritora no mundo do sobrenatural, a puxar para o terror, mais propriamente dito, "O Cão da Morte" inclui, além daquele que dá o título ao livro, alguns outros contos, todos eles à volta do tema do sobrenatural.

A primeira coisa que reparei, foi que são contos extremamente curtos. As histórias talvez pequem por isso mesmo, pois tornam-se algo precipitadas, e as personagens um bocado ingénuas, mas continuam a ter o seu interesse, e a serem minimamente originais, se bem que "O Cão da Morte" me fez lembrar H.P.Lovecraft, mas essa é sempre uma boa influência!

Outra que coisa que fui reparando, é que, se não me engano, todos os contos tinham como uma das personagens, algum especialista em doenças mentais, muitas vezes com uma certa inclinação para o oculto.

Esse pequeno aspecto ameaçou tornar os contos um bocado repetitivos, mas a verdade é que a autora conseguiu usar essas personagens de forma inteligente, e dificilmente isso afecta a leitura.

Claro que este livro, com estes contos, não chega nem perto da genialidade com que esta escritora nos habitua com os seus policiais. Mas bem, ela era uma escritora de policiais, esta incursão pelo sobrenatural talvez seja mais uma espécie de experiência, para sair da sua zona de conforto, e sendo assim, temos que dizer que se saiu muito bem.

Não são obras-primas, mas são agradáveis, são interessantes, e estão bem escritos. Mas claro, que desta autora, nem se podia esperar outra coisa, não é?

5 comentários:

t i a g o disse...

Tenho mesmo de voltar a esta escritora... quando sentir contade de ler um policial, já sei que é para ela que me devo virar. :) Começo a ter saudades, desde as Cartas na Mesa. Esta também pode ser uma boa alternativa, visto que gostava de experimentar terror. :)

Boas leituras!

Tiago

Goldalsky disse...

Claro.
Os livros de Agatha Christie são mesmo muito bons. Ainda não li este livro... O próximo que tenho na estante para ler quando acabar "O Nome do Vento" é o "Encontro com a Morte" do qual também já falaste...

Boas leituras =)

Rui Bastos disse...

Tiago, esta autora realmente tem o dom de nos deixar com saudades!

Goldalsky, acho que o "Encontro com a Morte", supera este, do ponto de vista da escrita, e da história, mas do ponto de vista do "interesse", este ganha-lhe aos pontos. É estranho ver esta autora a escrever terror.

Boas leituras a ambos!

Lívia disse...

Nunca li Agatha Christie mas tenho curiosidade. E quanto ao Lovecraft, eu li O caso de Dexter Ward, não gostei tanto do estilo dele mas é uma boa leitura. Eu fiz uma brincadeira com o autor no meu blog, se quiser dar uma olhada =)
abs!

Rui Bastos disse...

Aconselho-te qualquer coisa da Agatha Christie, e de Lovecraft, qualquer conto!