sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Herdeira das Sombras


Na continuação de "Filha do Sangue", temos mais uma amostra do maravilhoso, ainda que cruel, mundo criado por Anne Bishop. Pegando na história exactamente no ponto onde ela tinha acabado no livro anterior, temos logo indícios de que Lucivar, o guerreiro eyrieno, terá um maior destaque, o que me encheu de curiosidade e expectativa, uma vez que tinha sido esta a minha personagem favorita no livro anterior.

Mas a verdade é que ao princípio, a história parece que estagna. Os acontecimentos dão-se mais devagar, salta-se rapidamente de linha de acção em linha de acção, todas elas aparentando serem mais ou menos desconexas umas das outras, e deixam de aparecer algumas das personagens mais interessantes, como Daemon, Jaenelle e Andulvar, dando, por sua vez, lugar a uma quantidade enorme de personagens novas.

É esse, aliás, aquilo que mais critico neste livro. A quantidade de personagens novas é simplesmente assustadora, e surgem todas em catadupa, umas atrás das outras, sendo que a maior parte delas eram os amigos de Jaenelle, desde centauros, a poderosas e talentosas Rainhas, passando pelos magníficos parentes, animais que são Sangue, e usam Jóias. Confesso que houve momentos em que não sabia bem de quem se estava a falar, mas nada que não se recuperasse rapidamente.

Mas tirando isso, continua excelente, na minha opinião. Claro que teve um início que me pareceu ligeiramente mais parado, e mais confuso, mas a partir de, digamos, meio do livros, a história acelera, começam-se a ligar as diferentes linhas de acção, e chegamos a um resultado absolutamente brutal!

Este é um livro que, acima de tudo, tem uma parte final simplesmente surpreendente, e se não fosse aquela primeira parte mais parada, seria provável que ultrapassasse o primeiro livro, em termos de qualidade!

Sem comentários: