segunda-feira, 15 de março de 2010

A Melodia do Adeus

Nicholas Sparks, é actualmente, um dos autores mais vendidos em todo o mundo, no entanto a contradição engraçada à volta das suas obras é que os entendedores de literatura criticam severamente os seus livros. Onde está então o meio-termo? A resposta na minha opinião é simples: Nicholas Sparks não escreve obras, escreve sim, histórias de vida com as quais as pessoas se identifiquem. Pode não ter um vocabulário muito vasto, mas descreve emoções como ninguém. E é isso que as pessoas procuram: emoções. Julgo que por vezes nos é mais agradável acabar um livro e dizer "Uau, esta história tocou-me mesmo" do que "Fantástico, ele(a) escreve mesmo bem".
E ao acabar A Melodia do Adeus escolhi a primeira hipótese.
Nesta história, somos acompanhados por Ronnie (Veronnica Miller), uma adolescente de dezassete anos, que vê o seu pior pesadelo tornar-se realidade, quando é obrigada pela mãe a passar o Verão inteiro na companhia do pai, com o qual por sua própria abstinência, não fala há três anos, desde que este se divorciou da mãe, e deixou a casa deles em Nova Iorque para ir morar numa pequena cidade da Carolina do Norte.
Ronnie, aos poucos vai adoçando o seu carácter rebelde de adolescente resignada à medida que vai convivendo com o pai e estabelecendo relações mais profundas com o seu irmão mais novo Jonah. Em simultâneo, Ronnie encontra o amor em Will, um rapaz carinhoso, belo e original que se mostra disponível a apoia-la em todas as turbulências da sua vida.
No entanto, as coisas começam a correr mal quando um jovem delinquente se começa a interessar por Ronnie.
Resumindo adorei o enredo, e verti algumas lágrimas no final, como não podia deixar de ser num livro de Nicholas Sparks.
Curiosidade: A história foi escrita em simultâneo com o guião do filme The Last Song com Miley Cyrus no papel de Ronnie. Deixo aqui o trailer.


Sem comentários: