quarta-feira, 31 de março de 2010

O Tesouro


O Tesouro: Prémio Nobel da Literatura
Selma Lagerlöf: Primeira mulher a ser galardoada com o prémio Nobel da Literatura

Quase um conto devido à sua pequenez, esta obra de Selma Lagerlöf, deixa-nos com um ligeiro sabor a intenso na boca. É impressionante como a autora explora o inconsciente humano quanto ao bem e o mal, o divino e o sentido da vida com laivos de sobrenatural em apenas 94 páginas. A história ficou-me deveras marcada, e aconselho vivamente à sua leitura numa tarde chuvosa de Primavera.

Na pequena vila de Marstrand, os habitantes perguntam-se o que se passa com o tempo: é quase Primavera e o gelo ainda permanece intacto. Três homens aguardam impacientemente que o gelo derreta para que o seu barco desencalhe e possam então partir para a Dinamarca com o seu misterioso baú. Nessa mesma aldeia, uma bela jovem de nome Elsallil vê-se obrigada a amanhar peixe nas docas como forma de sobrevivência depois de a sua família ter sido brutalmente assassinada por três homens incógnitos. É então que Elsallil conhece o misterioso e atraente Sir Archie, e uma paixão mútua nasce entre ambos.
No entanto, quando a rapariga descobre que Sir Archie e os seus companheiros foram os responsáveis pela morte da sua tão querida família, surge o dilema que decidirá a sua felicidade: viver em paz com o homem que ama ou vingar a sua família.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá

Não tenho por hábito deixar comentários em blogs, aliás esta será a primeira vez que o faço num blog de uma pessoa que não conheço. Então cá vai: adorei o "header" do blog, é assim que me sinto quando leio um bom livro - no meio da própria história; aprendi que a primeira mulher a ganhar o Nobel da Literatura foi a Selma Lagerlöf e não a Pearl Buck; adorei o post "Cheira bem, cheira a livraria" que me fez lembrar a biblioteca da minha escolha preparatória Marquesa de Alorna. Adoro livros adoro ler livros e revi-me em quase todos os posts. Muito e muito obrigada : )