Foi este pequeno resumo que me despertou a curiosidade para Haruki Murakami, do qual já tinha ouvido falar bastante. As críticas eram fenomenais, e eu não podia simplesmente deixar escapar este génio da literatura japonesa e internacional.
Devo dizer que não me arrependi nem um segundo enquanto me deliciava com a beleza psicadélica de After Dark, que tal como a própria história, se lê como se estivéssemos nós próprios a viver uma noite de insónias.
Neste romance, tanto as situações como as personagens simplesmente fluem, como se fossem completamente indispensáveis ao destino de todo o resto da cidade de Tóquio. Subitamente, o autor faz de nós próprios, leitores, parte da história, caracterizando-nos como "observadores neutros" que acabam por se juntar a todas as outras criaturas misteriosas que se escondem nas sombras da cidade, observando o seu ciclo.
Filosófico, sinistro e hipnotisante, esta obra de Murakami arrisca-se a ser uma das melhores histórias de literatura contemporânea que já me passou pelas mãos.
5 comentários:
Descobri Murakami há aproximadamente ano e meio, quase que por acaso... e apaixonei-me de tal forma pelos seus livros que já li 7, tendo já os restantes 6 editados em Portugal ainda por ler na minha estante. Sabes para quando estou a guardar este?...
Para uma leitura de uma rajada, numa madrugada de insónia neste Verão. :)
Fazes muito bem, eu devia ter feito o mesmo, mas não sabia o que ia encontrar :D
Também fiquei assim super fã do murakami.
Olá! Passa pelo novo blog que criei, Murakami PT, dedicado aos imensos leitores e fãs portugueses do autor japonês! Nele iremos colocar actualizadamente notícias em português, reflexões sobre palavras suas, iniciar debates sobre aspectos da sua escrita... uma casa para todos os leitores de Haruki Murakami - os que já o conhecem, e os que ainda não o descobriram! www.murakami-pt.blogspot.com
Irei com certeza!
Um livro fantastico, Marakami critica a nossa sociedade de uma forma que consegue ser ao mesmo tempo subtil e profunda. Muito do que está obra questiona está escrito nas "entre linhas"
Enviar um comentário