quarta-feira, 13 de junho de 2012

O Dia em que o Mundo Acabou

Título: O Dia em que o Mundo Acabou
Autor: Arthur Conan Doyle
Tradutor: Isabel Veríssimo

Sinopse: Regressado da famosa aventura no Mundo Perdido, o professor Challenger enfrenta o maior perigo de toda a sua vida: a Terra vai passar por uma cintura de éter envenenado e a Humanidade pode não sobreviver. À medida que o veneno entra na atmosfera, o terror e a loucura varrem o globo. As cidades são devastadas por motins, as comunidades desmoronam-se e as comunicações cessam. O professor Challenger e os seus amigos, barricados num quarto selado, só podem assistir à morte do planeta.

Opinião: Mais pequeno que o seu predecessor, "O Mundo Perdido", este livro agarra nas mesmas 4 personagens que viveram as peripécias dessa primeira aventura e atira-as para o meio de um problema bastante diferente. Desta vez, Summerlee, Lord Roxton e Malone são convocados pelo professor Challenger, que continua irascível e impulsivo como sempre, para um encontro algo misterioso em sua casa, pedindo a cada um que leve oxigénio.

Todos acham que o pedido é estranho, mas cumprem. A razão é algo que Challenger tem vindo a anunciar para quem quer que queira ouvir: a Terra vai passar por uma cintura de éter envenenado, matando toda a população. Segundo ele, chegou o fim do mundo. Como é óbvio, não há muita gente a levá-lo a sério, tal como aconteceu em "O Mundo Perdido", e ele continua incapaz de ser mais pacífico e de tentar provar, de forma calma, que tem razão, o que apenas o desacredita ainda mais.

O tom na narrativa é bastante parecido com o do livro anterior, e as personagens continuam basicamente iguais. Quer dizer, o velho Summerlee está mais receptivo, e o próprio Challenger parece mais... "acalmável". Até mostra, por vezes, que é um ser humano!

A história em si é interessante, mas teria sido ainda mais se eu não tivesse sido curioso demais nas minhas pesquisas e descoberto logo o desfecho... No entanto não perdi muito, aquilo acaba por ser um pouquinho para o previsível. A parte mais interessante é mesmo quando estão os 4 fechados numa sala, os últimos 4 sobreviventes da raça humana, e não têm mais nada para fazer sem ser dissertar sobre os mais variados assuntos. Criam-se diálogos bastante interessantes.

Tal como "O Mundo Perdido", este segundo livro sobre o professor Challenger, "O Dia em que o Mundo Acabou", também merece ser lido, não só pela sua história interessante, mas pela tremenda personagem que é Challenger.

2 comentários:

Miguel Vieira Pinto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Livros Digitais disse...

Livro completo disponível em Livros Digitais
(gratuito para ser lido online)

O Dia em Que o Mundo Acabou