segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Cidade Proibida


Um livro que retrata a sociedade actual, mas que mostra uma sua faceta mais escondida, a da homossexualidade.

Ao longo das suas páginas, podemos acompanhar o percurso de Martim e do seu namorado, Rupert, e de mais uma série de personagens, a maioria delas homossexuais.

E o retrato que é feito não é favorável à sociedade, fortemente machista, e cujo meio social mais alto prefere, principalmente, ignorar os homossexuais, mesmo quando estão mesmo ali ao lado, sem se esconderem.

E são ignorados, muitas vezes, por eles próprios! Conhecem-se, em encontros mantidos mais ou menos secretos, e se se voltam a encontrar, alguns dos homens fazem de conta que não conhecem os outros de lado nenhum...

É, antes demais, uma forte crítica à nossa sociedade, principalmente ao pessoal do chamado jet-set, escondido nas suas mansões, com homossexuais mesmo ali ao lado, mas a fazerem-se desentendidos, e a preferirem ignorar, em prol de uma boa imagem, e de manter as aparências, o que é triste.

Sem ter uma acção muito linear, ou demasiado centrada nesta ou naquela personagem, a história apresenta-nos um mundo escondido, uma autêntica cidade proibida, com uma escrita simples e crua, sem papas língua, nem medo de ferir susceptibilidades. E embora tenha, por vezes, alguns momentos que eu, pessoalmente, dispensava, fazem sentido para a história, e estão bem contextualizados, atenuando um pouco a linguagem utilizada.

Não achei um bom livro, mas é razoável... Aconselhado, se gostam de críticas, desaconselhado, se forem pessoas mais sensíveis!

2 comentários:

Catherine disse...

adorei passar por aqui! óptimas críticas, um óptimo blogue! ;)

http://chovemlivros.blogspot.com/

passem também pelo blogue! ;)

Catherine

Rui Bastos disse...

Obrigado ^^