domingo, 13 de fevereiro de 2011

Mar Morto


Título: Mar Morto
Autor: Jorge Amado

Sinopse: Escrito em 1936, quando Jorge Amado tinha apenas 24 anos, "Mar Morto" conta a história da beira do cais da Bahia, como diz o escritor, na frase que abre o livro. E a frase é uma verdadeira carta de intenções. Nenhuma outra obra sintetizou tão bem o mundo pulsante do cais de Salvador, com a rica mitologia em torno de Iemanjá. Personagens como o jovem mestre de saveiro Guma parece, prisioneiros de um destino traçado há muitas gerações: o dos homens que saem para o mar e que um dia serão levados por Iemanjá, deixando mulher e filhos a esperar, resignados.

Opinião: Já vem longa a minha paixão por Jorge Amado, desde que aos treze anos li Os Capitães da Areia, um romance que marcou - e continua a marcar, uma vez que ainda lhe dou uma vista de olhos de quando em vez - a minha juventude. Mar Morto, em cuja história consigo ver muitas das peripécias d'Os Capitães da Areia, só conseguiu acalentar a minha admiração por Jorge Amado.

A vida dos marítimos do cais da Bahia é o tema central da obra, numa viagem lírica e trágica através da luta diária destes trabalhadores pela sobrevivência.

Na minha opinião, Mar Morto, é na íntegra, um livro sobre a morte. Todas as personagens que compõem a história - do jovem Guma ao velho Francisco - estão em constante contacto com a morte, aprendendo em simultâneo a esperá-la e a respeitá-la.

É este o destino dos marítimos do da Bahia, esperar a morte, que os abraçará na pele de Yemanjá, a deusa dos mares, a mais bela mulher do mundo.

Esta é também a história de todos os pobres e oprimidos, das prostitutas aos operários, e às viúvas com oito filhos para alimentar.

Uma obra completa, repleta de uma beleza de levar às lágrimas. Mal posso esperar por ler mais deste génio da literatura que foi Jorge Amado.

3 comentários:

Landa disse...

Penso que o Mar Morto foi utilizado para o enredo de uma novela brasileira, o Porto dos Milagres que vi quando era adolescente. Sempre tive curiosidade de ler esse livro.

Á pouco tempo ofereceram-me "São
Jorge dos Ilhéus" que gostei bastante e, tal como tu, penso ler mais livros do Jorge Amado.

Alice Matou-se disse...

Como já referi, não posso deixar de aconselhar "Os capitães da areia". E sim, "Mar Morto" foi de facto o enredo que serviu de inspiração ao "Porto dos Milagres".

M. à conversa disse...

Ainda não li nada deste autor, mas com a tua opinião fiquei curiosa!Se é livros que me fascinam é os que envolvem posturas filosóficas quanto às vertentes que condicionam o comportamento psicofisico do humano, como a morte, ainda por cima misturado com factos historiais. Quero obviamente ler ! ;D