terça-feira, 30 de agosto de 2011

Harry Potter e os Talismãs da Morte

Título: Harry Potter e os Talismãs da Morte
Autor: J.K.Rowling
Tradutor: Alice Rocha, Manuela Madureira, Maria Georgina Segurado e Maria do Carmo Figueira

Sinopse: É neste sétimo volume que Harry Potter irá travar a mais negra e perigosa batalha da sua vida. Dumbledore reservou-lhe uma missão quase impossível - encontrar e destruir os Horcruxes de Voldemort... Nunca, em toda a sua longa série de aventuras, o jovem feiticeiro mais famoso do mundo se sentiu tão só e perante um futuro tão sombrio. Chegou o momento do confronto final - Harry Potter e Lord Voldemort... nenhum pode viver enquanto o outro sobreviver... um dos dois está prestes a acabar para sempre... Os seus destinos estão misteriosamente entrelaçados, mas apenas um sobreviverá... Numa atmosfera apoteótica e vibrante, Rowling desvenda-nos, por fim, os segredos mais bem guardados do universo fantástico de Harry Potter e deixa-nos envoltos, talvez para sempre, na sua poderosa magia. Este sétimo volume tem sido considerado pelo pública e pela crítica como o melhor de toda a série Harry Potter.

---------- Esta opinião contém, muito provavelmente, alguns spoilers ----------

Opinião: Se fosse uma pessoa mais sentimental, agora seria aquela altura em que teria a lágrima ao canto do olho. É que é com este livro que a saga que me acompanhou pela infância e adolescência fora chega ao fim. E que glorioso fim!

Confesso que no intervalo de tempo entre acabar de ler o sexto livro e começar a ler este último, receei seriamente pela minha sanidade mental. Tantos anos a acompanhar a saga, que tem uma evolução tão grande, e um sexto volume espectacular como o foi o Príncipe Misterioso, temi que Rowling não fosse capaz de se superar a si mesma, e que não conseguisse atar todas as pontas soltas e dar o fim merecido a todas as personagens e à própria saga.

Durante este interregno tive medo que o último livro que fosse ler desta espectacular série fosse uma bela duma porcaria. Ou melhor, já estava de tal forma ansioso que ficaria desiludido com qualquer coisa abaixo de divinal!

Mas, felizmente para a minha psique (até pareço uma pessoa culta a falar), Rowling sabe o que faz, e escreveu um sétimo e último volume divinal, com uma mestria que tem vindo a apurar desde a Pedra Filosofal, com uma escrita que evoluiu com o passar dos anos, dos livros e com a própria evolução das personagens. De direccionado para crianças, passando por uma fase juvenil (brrr), e chegando a uma fase mais adulta, tanto os livros como a escrita tiveram uma evolução espantosa e muito positiva.

Neste último volume fecham-se todas as portas e matam-se (quase todas as personagens principais?) muitas personagens, criando assim o tão esperado final de Harry Potter que excede todas as expectativas, apesar de alguns momentos que parecem mais mortos, no que toca ao tempo interminável em que andaram fugidos por bosques e florestas No entanto mesmo isso é apenas um pequeno contratempo, que nem é assim tão morto quanto isso, neste livro cheio de acção até ao último momento, absolutamente... divinal!

2 comentários:

Roberto Bilro Mendes disse...

O Harry continua:)

http://harryoregresso.wordpress.com/2008/10/13/primeiro-capitulo/

"Harry Potter e o Regresso da Magia"

"Imaginação infinita… Descrições perfeitas e estranhamente melhores que a própria autora…"

"eu sou uma grande fã do harry potter…mesmo gtrande…tipo daquelas raparigas que leem os livros 6 vezes.
nao consegui acreditar quando encontrei o teu blog…
e simplesmente fantastico!!!"

M. à conversa disse...

Se não fosse divinal, este comentário estaria algures a flutuar pelas lágrimas caídas no teclado. É desta, vou já já acabar o livro para passar ao próximo e ao próximo....