quinta-feira, 17 de maio de 2012

A Verdadeira Invasão dos Marcianos

Título: A Verdadeira Invasão dos Marcianos
Autor: João Barreiros

Sinopse: Estamos em 1902, cinco anos depois da malograda Invasão Marciana que quase destruiu por completo o nosso planeta. Para responder ao assalto, a Europa, Rússia e Estados Unidos formaram o mais gigantesco complexo militar-industrial da história da humanidade. Missão: ocuparem Marte e mostrarem aos marcianos sobreviventes quanto custa atacar traiçoeiramente a espécie humana. O Exército de Intervenção Terrestre apresta-se agora a penetrar na atmosfera do planeta inimigo e desferir o golpe fatal. E, claro está, aproveitar-se de todas as inovações tecnológicas que possam ser recuperadas das ruínas da civilização marciana. Num dos cilindros de assalto, os jornalistas Jules Verne e H.G.Wells, não sabem o que fazer. Ainda por cima naufragaram no hemisfério sul do planeta a milhares de quilómetros do local de poiso do exército terrestre, junto a uma pirâmide que parece conter terríveis segredos. As perguntas parecem não ter resposta: Porque se suicidaram todos os marcianos? Que criaturas sã essas, os Priiiiiks, espécie de avestruzes inteligentes que teriam sido escravizadas pelos polvos? Principalmente, quem é esse sinistro Dr. Herbert Goodfellow, adorado pelos polvos como um Deus e cujo fantasma parece assombrar a pirâmide? Verne e Wells vão tentar resolver o mistério. Infelizmente a resposta só virá cento e cinquenta anos mais tarde. Quando a Terra for invadida, de uma vez por todas, por centenas de extraterrestres bem-pensantes.

Opinião: João Barreiros é um daqueles autores que eu descobri não sei bem como, mas que não me podia ter deixado mais feliz. A partir do momento em que descobri que havia pelo menos um autor português a escrever ficção científica com pés e cabeça, e que já o fazia há algum tempo... A minha confiança no nosso país foi mais ou menos restaurada.

Além disso, se alguém me vier dizer que os escritores portugueses só escrevem dramalhões e histórias trágicas e intensas, para além de lhe atirar com um livro aleatório do Eça à cabeça, mostro-lhe João Barreiros. Ficção científica pura e dura. Com humor negro. Este livro em particular até corresponde ao preconceito que a maior parte das pessoas tem, relativamente a este género: naves espaciais, brincadeiras temporais, extraterrestres e afins.

Mas não se preocupem, potenciais leitores interessados, esta história, ou melhor, estas, são tudo menos clichés. São duas histórias que no fundo são a mesma, como o autor explica no prefácio. E esta história é simplesmente espectacular. Para começar, tem as seguintes personagens principais: Jules Verne, H.G.Wells, Edgar Rice Burroughs, Moreau e John Carter. Estes foram os que eu reconheci, sendo que os primeiros três são autores bastante famosos (até parece que preciso de os apresentar...), o segundo é uma personagem de um livro de Wells e o terceiro uma personagem de uma série de livros de Burroughs. Homenagens à ficção científica que bastante me agradaram. E depois ainda são mais qualquer coisa. Quão mais espectacular podem querer que isto seja?

É que além de um conjunto de personagens deste calibre, a história está recheada de um humor mordaz, frio e por vezes maldoso. E ainda nem sequer falei na forma magistral como as histórias estão escritas. Elas complementam-se. No fundo são duas faces da mesma moeda. Mas não só. São também duas histórias independentes, que valem por elas próprias.

Ou seja, é mais um que adorei, mais um autor português espectacular, que entra na minha categoria pessoal de "Capaz de Rivalizar Com Grandes Nomes Mundiais". Tive muita sorte em ter encontrado este livro, quase dado, é tudo o que vos digo...

6 comentários:

Cristina Alves disse...

Ja leste a antologia dele que saiu pela Gailivro?

Rui Bastos disse...

Foi exactamente esse o outro livro que li dele :)

Barreiros disse...

Obrigado, Rui pela tua simpática crítica. Os meus dois primeiros livros, O Caçador de Brinquedos e o Terrarium infelizmente foram des truidos pela Caminho e não sobram nenhuns exemplares. Ouvi dizer que as livrarias em 2 mão do Porto ainda conseguemencontrar alguns. Tenta no Paraíso do Livro. Quanto à Bondade dos Estranhos ainda deve haver exemplares na editora Chimpanzé Intelectual (Escritório, acho que se chama assim agora)....
JB

Rui Bastos disse...

Deve ser a primeira ou a segunda vez que um autor vem comentar a minha crítica a um livro seu! Ainda por cima um escritor que tanto admiro, não podia ter ficado mais contente.

Obrigado pelas dicas, vou de certeza ver se encontro alguma coisa, desde que li o "Se Acordar Antes de Morrer" que ando a investigar...

Rogério Ribeiro disse...

Terrarium (por 5 euros):
http://www.leiloes.net/Joao-Barreiros-e-Luis-Filipe-Silva---Terrarium-Caminho-FC,name,196192482,auction_id,auction_details

Abraço,
Rogério

Rui Bastos disse...

Obrigado!