sábado, 2 de janeiro de 2010

O Jardim do Segundo Sol


Na crítica que fiz ao livro anterior a este, "Túneis 2 - Aventura na Planície Assombrada", disse que não acreditava que esta saga fosse a sucessora de "Harry Potter", e mantenho essa posição. Sem querer tirar o mérito à saga de J.K. Rowling (pois eu mesmo me confesso fã), esta bate-a aos pontos.

Em tudo. Em termos de enredo, em termos de personagens, em termos de cenários, em termos de escrita. E por isso mesmo não apostaria o meu dinheiro nela para ser a sucessora de "Harry Potter". Já há rumores de um filme a caminho, e se a coisa for bem feita, não duvido que vá render uns dinheiros, mas não tem o mesmo apelo comercial. Não tem magia, não tem personagens com caminhos e posições bem definidas e marcantes, e não é, de certa forma, tão teen.

Mas, lá está, é bem melhor. Neste livro encontramos Will, Chester e Elliot abaixo das Profundezas, depois de terem caído no Poro, que é, basicamente, um buraco enorme. Safam-se graças à baixa gravidade, e à existência de um fungo anormalmente grande, que lhes ampara a queda. Lá em baixo conhecem Martha, uma antiga Renegada, que vive no fundo do Poro há bastante tempo. Por lá algures, anda também o Dr. Burrows, pai de Will, que continua as suas investigações e estudos, em busca d'O Jardim do Segundo Sol. Para ajudar à salganhada, ainda surgem as gémeas Styx, com Limitadores atrás, para dificultarem a vida a Will e companhia.

Um livro de leitura simples, com as folhas a voarem rapidamente, e que, apesar das suas 500 páginas e letra pequenita, se lê rapidamente. Tem alguns pormenores que me parecem inspirações simplesmente deliciosos. Desde a queda no Poro, quer outra mais à frente, em algo parecido, com a sua baixa gravidade, tornando a queda em algo extremamente longo, fazendo lembrar "Alice no País das Maravilhas", ao tal Jardim do Segundo Sol, que é, no fundo, uma ideia muito parecida com a de Júlio Verne em "Viagem ao Centro da Terra": um mundo dentro de um mundo. E claro, a Luz Escura, instrumento de tortura utilizado pelos Styx, e aquilo que ela faz, lembra-me o método de lavagem cerebral utilizado em criminosos em "A Laranja Mecânica".

É ler para ver. Fico à espera do próximo livro, ainda por sair, na versão original, "Closer", mas previsto para Maio de 2010. Sem dúvida uma saga que vou continuar a acompanhar!

9 comentários:

DiAleX disse...

vou ter de começar a ler os livros. vou só fazer uma sugestão, não leves a mal: para a próxima não faças um resumo da história (3º parágrafo) ou então avisa no início do post. eu estou mais interessado em saber se o livro é bom do que o que lá tem escrito, percebes? e não quero perder o entusiasmo da surpresa.
continua! ;)

Daniel disse...

Li o primeiro livro a tanto tempo que tinha me esquecido completamente que ele possuía uma continuação.

Rui Bastos disse...

DiAlex, não levo a mal, está descansado, até agradeço =D E ainda bem que as minhas opiniões te motivaram para leres esta saga!

Em minha defesa, posso sempre dizer que o que escrevi no 3º parágrafo, é mais ou menos o que vem na sinopse :P mas percebo o que dizes, e vou tentar conter-me.


Daniel, lê os outros, valem a pena^^

sandro123iv disse...

Acabei de ler o 2º Livro Ontem, com as aulas demorei mais tempo a acaba-lo, e o primeiro li nas férias de páscoa.

PS.:Recebi o 1º Livro no Natal(se sobesse que o livro era tão bom já o tinha lido há mais tempo ;)).

Agora é só esperar por comprar o 3º Livro desta Saga(acho que é assim que se caracteriza)

Zrep1 disse...

Realmente não tem o mesmo enrredo de Harry Potter mas é um bom livro. Gostei muito do primeiro e agora estou a ler o segundo. Falando de "Túneis" por que é que não fazes um post sobre o quarto livro da saga Túneis e arranjas uma imagem do quarto livro para por nesse post? Vai ao Google e clica em imagens. De seguida pesquisa " Túneis - Closer".

SandroHc disse...

Olá a todos, eu comprei o livro á três dias e acabei ontem de ler (2 dias para ler), o livro é muito interessante!!

PS.:Tem exactamente 497 páginas.

SandroHc disse...

PS2.:Eu sou o sandro123iv, em sei porque o meu nome mudou.

vivisobras24 disse...

Já li todos os livros da colecção ,menos o 4º.Gostei muito, sendo o meu preferido o 3º.

luizxxxd disse...

oi galera gostaria de saber onde acho esse livro para baixar
e o segundo livro da serie tbm
obrigado desde ja