sábado, 16 de outubro de 2010

Sangue na Piscina

Agatha Christie. A autora ideal para desanuviar, depois de alguma grande leitura, seja ela a de um autêntico calhamaço, ou a de uma saga memorável.

E resulta sempre, este "Sangue na piscina" não é excepção. É mais um livro extremamente típico desta autora, com o detective belga mais adorado de sempre, Hercule Poirot. Com a particularidade de neste livro ter aparecido uma personagem que me encheu mais as medidas do que Poirot.

Essa personagem é Lady Angkatell. Uma mulher já nos seus 60's, completa e absolutamente aérea e fascinante. Dona de um raciocínio rápido e "leve", esta personagem consegue confundir todas as outras personagens, falando por metáforas, muitas vezes misturadas umas com as outras, e deitando cá para fora tudo aquilo que pensa, exactamente da forma que a pensa. São incríveis os saltos de raciocínio que esta personagem dá!

Mas bem, a história é interessante, como sempre. Suspeitei, ao longo do livro, de praticamente todas as personagens, como é costume, com esta autora, que tem o dom de desviar as atenções do verdadeiro criminoso, ao mesmo tempo que vai dando pistas sobre o que aconteceu realmente. E neste livro acontece exactamente isso, capítulo a capítulo aparecem provas que deixam mais do que claro quem é o criminoso. Só que cada nova prova leva a uma conclusão diferente da prova anterior, com todas a parecerem extremamente promissoras, e a não levarem a absolutamente nada.

Poirot, como sempre, é que domina a situação. Ainda que só apareça muito tardiamente na história, e tenha pouco destaque, continua a dar a sensação de que sabe tudo desde o início. Se bem que nota-se que o método de Poirot para resolver o crime não tem a relevância de habitualmente. Este é um livro muito mais focado nas personagens, e nas suas relações, bem como nas reacções ao crime, do que no crime propriamente dito.

Tudo isto, é claro, com a excelente escrita de Agatha Christie, a verdadeira big boss dos policiais à moda antiga.

2 comentários:

Books Lovers disse...

sim sem dúvida que Agatha Christie é a grande escritora de policiais, aliás a mulher era um génio da escrita.

http://bookslovers.blogs.sapo.pt/

Rui Bastos disse...

Se era!