quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Ajudem-me!

O assunto que hoje me leva a escrever aqui no blog, é o seguinte: preciso da ajuda de quem nos lê. Mas comecemos pelo princípio.

Modéstia à parte, eu cá sou um rapaz muito organizado, e que gosta de ter as coisas muito organizadas. E aqui no blog temos tido o cuidado de manter listas (de autores e de livros), sempre acessíveis a quem nos visita. Pois bem, a certa altura da vida do "Que a Estante nos Caia em Cima", começámos a escrever umas crónicas e, mais recentemente, opiniões de filmes (embora estejamos muito no início, neste aspecto, obviamente).

A ideia que me assaltou o espírito foi a de termos também uma lista para os filmes e uma para as crónicas. Para os filmes talvez ainda não faça muito sentido (uma vez que ainda só temos um comentado...), mas para as crónicas já começa a fazer alguma falta, penso eu.

E para os filmes, é uma tarefa fácil. Uma lista em tudo igual às outras duas que já temos, tudo ordenado por ordem alfabética, com a indicação de quem escreveu a opinião e acrescentando ainda o livro em que é baseado, e o autor do livro. A dificuldade é com as crónicas. Primeiro pensei em fazer por ordem alfabética, mas cheguei à conclusão que isso não me agrada particularmente, pois a ordem alfabética é para encontrarmos algo que já sabemos o nome. Ou seja, eu conheço o livro X, quero encontrá-lo, ali na lista, e facilmente o faço, se tiver tudo arrumado por ordem alfabética.

Mas uma crónica é algo muito mais "pessoal" e que, à partida, só se conhece o nome depois de a ler. Ou seja, talvez uma ordem alfabética não seja muito indicada. É claro que com a rapidez que o meu cérebro tem em formular pensamentos que me dificultem a vida, logo idealizei uma lista ordenada por temas. Fazia muito mais sentido. Então lá fui eu, todo feliz, criar a nova página, quando me deparo com a totalidade das crónicas que já escrevemos. Não são muitas, se calhar nem 10% dos textos que temos publicados... O problema é mesmo organizá-los por temas.

Portanto, aqui estão elas, caso alguém as queira ler (publicidade dá sempre jeito, não dá?), e ainda um apelo, para que me ajudem a arranjar uma forma de organizar isto. Qualquer tipo de sugestão é bem-vinda, mesmo se for para dizerem que não vale a pena criar uma página para as crónicas. Podem sugerir alguma forma de organização nova, ou dar-me umas dicas sobre como as organizar por temas, qualquer coisa serve!

Podem usar os comentários, ou o e-mail do blog, ou o nosso twitter.

11 comentários:

WhiteLady3 disse...

Eu uso um marcador muito solto ("coisas") mas já tenho pensado fazer um índice. No entanto, quando começo a pensar, não seria mais interessante deixar apenas um marcador, tal como está, para quem estivesse interessado ir descobrindo outros textos? Mas isto sou eu que sou preguiçosa... :P

Célia M. disse...

Se estás a ter dificuldade em organizar as crónicas por tema (concordo que é bem melhor do que alfabeticamente) então se calhar isso quer dizer que deves deixá-las como estão :)
Acho que uma categoria geral será suficiente, e se quiseres até podes colocar um link na barra lateral que dirija as pessoas para essa categoria.

Rui Bastos disse...

Whitelady, preguiçoso também eu, mas tenho igualmente a mania da organização e pronto, deu-me na cabeça para fazer isto xD

Célia (que estranho, estou mais habituado ao canochinha :p), isso até nem é má ideia, um link na barra lateral :)

M. à conversa disse...

Concordo acho que devíamos ter apenas um link na barra lateral com o nome de "Crónicas" :)

Rui Bastos disse...

É capaz de fazer mais sentido... A ver se alguma alminha ainda tem alguma ideia brilhante :p

t i a g o disse...

Pode parecer mentira, mas parece que está tudo a ter a mesma ideia. Eu a pensar que vinha dar uma ideia minha, afinal estou a partilhá-la com outros! :D

A minha sugestão era a de existir um único separador "Crónicas", que nos levasse ao link que foi dado neste post. Bastaria.

Boas leituras!
Tiago

Rui Bastos disse...

Pois, pelos vistos, a ideia é geral xD Provavelmente vamos fazer isso :)

Cat SaDiablo disse...

Para não ser diferente, acho que a ideia de um único separador será suficiente :)

Rui Bastos disse...

Lá se vai a minha mania da organização :p

Diana Silva disse...

Mais não posso acrescentar, mas gostaria de saber quando vão ser publicadas, ou seja na minha cabeça so passa uma palavra (CURIOSIDADE!), Mas bem vou ver se posso ter mais alguma ideia o que duvido bastante, mas tentar não custa...

XD

Rui Bastos disse...

Se a curiosidade é quanto às crónicas, já há algumas publicadas ;)