sábado, 2 de março de 2013

Star Wars: Clássicos 4



Título: Star Wars: Clássicos 4

Guiões: Archie Goodwin
Desenhos: Carmine Infantino, Bob Wiacek, Gene Day, Michael Golden, Al Williamson, Carlos Garzón
Cores: Petra Goldberg, Nelson Yomtov, Michael Golden, Glynis Wein
Tradutor: José Vala Roberto

Opinião: Este livro para mim está dividido em 3 partes: as 6 primeiras histórias, continuações directas do livro anterior, a sétima história Cavaleiros no Vazio!, um bocado de lado, e as últimas 4 histórias, já o início da adaptação do segundo filme da trilogia original, Star Wars Episode V: The Empire Strikes Back.

Faço esta divisão por causa dos desenhos. Os primeiros 6 capítulos têm os mesmos traços que os volumes anteriores, clássicos e algo toscos; o Cavaleiros no Vazio! tem um traço mais cuidado e arredondado, bastante mais agradável à vista e que destoa entre os capítulos anteriores e os posteriores; e por fim os últimos 4 capítulos, que também têm um traço diferente, nos quais é possível ver claramente um Harrison Ford na figura de Han Solo, um Mark Hamill como Luke Skywalker e uma Carrie Fisher como Princesa Leia.

Devo confessar que normalmente não sou fã de adaptações de um meio para o outro. Há filmes baseados em livros que se vão safando, livros baseados em jogos tenho as minhas dúvidas mas ainda hei-de experimentar, e livros baseados em filmes deixam-me sempre de pé atrás.

Mas Star Wars é Star Wars. Quando nos deixamos prender por este Universo ficamos irremediavelmente parciais relativamente a tudo o que a ele lhe pertença. E estas BD's não são excepção, como tive oportunidade de comprovar definitivamente ao ler o princípio da adaptação do segundo filme, que deve ser o meu filme favorito da saga, e cuja adaptação em BD, até agora, provou ser dos meus momentos favoritos desta colecção. Foi interessante ver o filme transposto para o desenho, especialmente com desenhos tão precisos e parecidos com os actores.

Ainda mais extraordinário quando se teve direito ao interlúdio entre os primeiros capítulos do primeiro volume, a adaptação do primeiro filme, e estes capítulos que começam a adaptação do segundo. Nesse interlúdio ficamos a conhecer melhor as personagens, as relações entre elas, as suas motivações e as peripécias pelas quais passaram, assim como ficamos a ter uma visão mais ampla deste Universo e das criaturas que o povoam.

Acho que estes capítulos finais apenas são superados pelo capítulo imediatamente anterior, Cavaleiros no Vazio!, em grande parte devido ao aspecto, que foi o melhor que já vi nestes 4 livros, mas também devido à história, que achei deveras interessante, ainda que tenha sido quase completamente à parte da linha narrativa principal, sem lhe acrescentar muito.

Portanto, caros fãs da saga, leiam que não se vão arrepender.

Sem comentários: