sábado, 3 de agosto de 2013

Argonautas


Não se nota, porque ainda só li 6, mas sou fã de Argonautas, os pequenos grandes livros de FC publicados pela Livros do Brasil.

E não só porque agora se encontram facilmente na Feira do Livro: a 1 euro, novos, e a 4/5 euros nos alfarrabistas.

É que é uma colecção tão estupidamente recheada de autores e obras de relevo que até mete nojo. A sério, dá vontade de começar à chapada. Vejam a lista. A sério, vejam. E as capas dos primeiros 200, ou coisa que o valha. Ou naveguem pelos 552 números (dos 563 existentes), alguns com resumos e afins.

Eu só olhando para a prateleira ali em cima, vejo uma colectânea de contos organizada pelo Asimov, livros de Conan Doyle, Bradbury, James Blish, Philip José Farmer, A.E.Van Vogt, Philip K.Dick, Roger Zelazny, Arkady e Strugatsky, Arthur C. Clarke, Clifford D. Simak, Brian Aldiss, Bob Shaw, Poul Anderson, Ursula K.LeGuin, Bruce Sterling, Gordon R.Dickinson, John Sladek, Frank Herbert, Chris Claremont, Fritz Leiber, Robert Silverberg, Frederik Pohl e Ray Cummings.

Eu só tenho 39, e já é este festival! Já é um número bastante agradável, mas ainda há 524 por aí. Eu repito. Quinhentos. E. Vinte. E. Quatro.

Acho que não consigo expressar as ânsias que esta colecção desperta em mim. Sim, muitas das traduções são péssimas, as edições não são as melhores... Mas a 1 euro? Já gastei mais em livros com piores condições!

Já para não falar de que esta é uma colecção histórica. O primeiro número saiu em 1953, e o último em 2006. Durou 53 anos. Não há muitas assim, que eu saiba. E ainda gerou um spin-off, a Argonauta Gigante, com livros de maior formato: a primeira versão em 1986, e a segunda entre 1998 e 2007. Ou pelo menos é isso que a Wiki diz, em termos de datas, vamos confiar nela desta vez.

Além de histórica e recheada de autores famosos e livros lendários, esta colecção pode também servir como mostra de autores para pessoas como eu, pouco conhecedoras de autores de FC mais antigos. Eu pelo menos comprei mais de metade dos meus Argonautas sem conhecer os autores, baseado numa sinopse porreira ou um título engraçado.

Não há, portanto, desvantagens com esta colecção. Que eu veja, pelo menos. Bons autores, bons livros, formato pequeno e ideal para andar com eles para trás e para a frente, escritores que eu não conheço de lado nenhum, obras de autores de que já ouvi falar e quero passar a conhecer...

Ou seja, uma colecção fantástica que me tem enchido as medidas e que promete fazê-lo durante muitos e muitos anos... Tem quase 600 livros para eu ler, não é verdade?

3 comentários:

SMP disse...

:) O meu pai tem a colecção direitinha, tirando uma ou duas ovelhas negras que ainda vai procurando em todas as oportunidades. Melhor que isso, quando os vê a bons preços, compra um segundo exemplar para mim. No mês passado, na feira de velharias de Ovar, a minha mãe apontou-lhe uma caixa perdida atrás de um dos vendedores, e comprou 50, dos mais antigos, por 1 euro! Quem ficou a ganhar, claro, foi aqui a yours truly. Nestas férias, vou tratar de libertar espaço nas estantes para poder finalmente trazê-los cá para casa!

Rui Bastos disse...

Mein Gauss! You're a lucky woman... Aproveita!

Nuno Amado disse...

Rui, tenho muitos!
Já os comprava quando era mais novo, mas desapareceram quase todos durante as mudanças de casa que tive, mas depois voltei a repor muitos daqueles que eu gostava mais!
Cheguei a ter uns 200, agora tenho à volta de 70...
:\