sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O Pretendente

Título: O Pretendente
Autor: John Collier
Tradutora: Margarida Pereira

Opinião: A escrita cuidada e directa de Collier agradou-me. A história que conta, de contornos fantasiosos semi-escondidos, é ao mesmo tempo interessante e crítica.

Um homem quer comprar uma poção de amor, e o tipo que vende esse tipo de coisas é estranho. A personagem emana uma certa aura de confiança, e falou longamente com o homem sobre um veneno, caro e bastante poderoso, e ainda sobre outra poção, capaz de fazer uma carrada de coisas, e excepcionalmente cara.

As descrições do vendedor são boas, e a forma como explica o que cada uma das poções faz é interessante. Só já perto do fim do conto é que mostra a poção de amor ao jovem, um líquido guardado num frasco de mau aspecto e vendido ao desbarato.

O pretendente não compreende esta diferença entre preços e aspecto, e eu também não apanhei muito mais. Mas por isso mesmo o conto prendeu-me até ao fim. Queria perceber porque raio é que o vendedor estava com tantos rodeios.

No fim a história acaba por ficar mais ou menos aberta a interpretações, e suponho que cada pessoa que a leia tire a sua conclusão. Eu cá acho que foi uma desculpa para tecer uma crítica a jovens enamorados e à forma como agem, mas quem sabe?

Sem comentários: