sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Goblinology

Título: Goblinology
Autor: Francis LeBaron


Opinião: Integrado na antologia The Colors of Magic, este conto passa-se no universo do jogo de cartas Magic: The Gathering.

Os goblins são das criaturas mais estúpidas desse universo, servem de comic relief, até, pelo que percebi. E Goblinology é um texto engraçadíssimo que simula um trabalho académico sério sobre umas ruínas arqueológicas de goblins.

Inclui uma introdução e uma conclusão do académico, e uma carta encontrada no local, escrita por goblins, num inglês macarrónico. Tem ainda direito a notas do autor, que intercalam alguns dos parágrafos, e ainda a notas na margem de um dos estudantes do arqueólogo, que são de longe a melhor parte.

A escrita é competente, e o tom sério em que o suposto trabalho está escrito, quando lido juntamente com as notas na margem do estudante, apenas aumenta o nível da comédia.

O arqueólogo está convicto de que encontrou, naquelas ruínas, a prova de um grande culto religioso praticado pelos goblins. Um culto complexo e profundamente sagrado, praticado em massa.

Mas, dizem-nos as notas do estudante, este arqueólogo era um bebedolas que passou a maior parte do tempo a dormir. Torna-se óbvio que as suas observações são especulações elaboradas, autênticas fantasias, e embora se vá desconfiando a partir de meio do conto, percebe-se no fim que a verdade é bastante mais... mundana do que o académico pensava.

Hilariante, bem escrito e interessante, Goblinology é um bom conto. Fiquem com uma das pérolas, um trecho da carta escrita por goblins, e a partir da qual o arqueólogo infere uma carrada de coisas bastante religiosas e sagradas:

"Anyway da game is fun an now we play it all da time cept peeple don lik getting hit wit clubs, so we had ta tell everybody no more of dat, jus grab da guy wit dat bomb an push him down. Also wes runnin out of goblin bombs an people don like throwin dem so much cuz if dey drop em dey get blooed up. So maybe well uze somfin else. Like a ball. We wuz tryin ta cide what ta call da game. Somebody sed we should call it Ball kickin wit Feet, but we all laffed. Den I sed we should call it affer food, cuz it makes us feel like eatin after. So we dacided ta call it Cricket."

Sem comentários: