quinta-feira, 15 de setembro de 2011

4nj05

Título: 4nj05
Autor: Carlos Silva

Sinopse: Num universo, não muito diferente do actual, nada nem ninguém pode passar pelo crivo informático. Com os conhecimentos certos pode-se saber o que se quiser sobre quem se quiser.

Felizmente existem aqueles acima da rede. Dão-se pelo nome de Anjos e a sua função é serem mensageiros dos segredos dos outros.
Mas nem estes estão completamente a salvo quando a mensagem a transmitir é um documento que pode mudar o mundo.


Opinião: Para a leitura desta noveleta, como o próprio autor lhe chama, fui contactado directamente pelo próprio, Carlos Silva, uma vez que que o texto não se encontra editado nem publicado por nenhuma editora. Pediu-me para ler e para opinar, pedido a que acedi de boa vontade.

E tenho coisas boas e coisas más a dizer. A apresentação está óptima, eu cá compraria um livro com este aspecto e esta capa. O título é curioso. E a história é interessante, após as primeiras páginas fiquei com curiosidade para saber o que ia acontecer.

No entanto, há também vários defeitos. Não vou contar com os erros e as trapalhadas gramaticais (afinal, é um livro não editado...), mas a história acaba por ser mal desenvolvida, com bastantes partes algo confusas e com as personagens a precisarem, no geral, de um melhor desenvolvimento. A sensação com que fiquei foi a de que faltavam capítulos atrás e capítulos à frente, como se estas 66 páginas tivessem sido retiradas ao calhas do meio do livro original.

Resumindo, é uma ideia interessante, mas que não chega para dizer que é um bom livro. Na minha opinião pessoal, a história devia ser revista, deviam ser adicionadas coisas, mais explicações, mais desenvolvimento e um melhor aproveitamento dos momentos de acção, que são sempre de curta duração e fraquinhos. Esperava mais, depois das primeiras páginas, mas é uma história que tem um certo potencial, se o autor a desenvolver melhor.

Sem comentários: