quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Hipotecas e Equações

Título: Hipotecas e Equações
Autor: Lluís Artal e Josep Sales

Sinopse: Uma boa parte dos nossos afazeres matemáticos diários está, de uma forma ou de outra, relacionada com a economia: comparamos preços, calculamos o troco de uma compra, interpretamos as notícias da inflação e do desemprego... Com efeito, é bem possível que contrair um empréstimo ou uma hipoteca seja talvez a decisão matematicamente mais complicada que qualquer indivíduo tem de tomar ao longo de toda a sua vida. Este volume explica de forma agradável mas rigorosa a matemática que está na base da economia e das finanças de países e pessoas.

Opinião: Se me pedirem para resumir este livro numa frase, nem penso duas vezes: O livro mais aborrecido que li nos últimos anos. Foi uma leitura absolutamente execrável, e que me fez pensar que, uma vez que fala sobre Economia, que fiz bem em escolher as Ciências.

A matemática da coisa é interessante, claro, mas torna-se aborrecido. Entre juros, capitais, activos e passivos, rendimentos e mais sei lá o quê, perde-se qualquer coisa. No fundo, acho que ao ler este livro me apercebi do que é um economista de gema deve sentir ao ler um livro sobre ciência. É aborrecido. A minha vontade durante a maior parte do tempo foi de saltar páginas. Muitas.

A certa altura já me estava borrifando para as belíssimas fórmulas e deduções que iam aparecendo, queria apenas chegar à última página (deixar a meio? nunca!) e fechar o livro para começar a ler outra coisa qualquer. É que nem a escrita dos autores me convenceu, não sei se por não gostar genuinamente dela, ou por causa do assunto que retratava, mas nem a escrita nem nada me interessou. Acredito que tenha o seu interesse para alguém mais interessado no assunto, ou para os curiosos, mas uma coisa vos digo: eu sou um curioso por natureza, e toda e qualquer curiosidade que eu tivesse sobre Economia simplesmente morreu com este livro.

Sem comentários: