sexta-feira, 15 de agosto de 2014

The Detective (Johannes Cabal #2)


Autor: Jonathan L. Howard


Opinião: Gostei mais do primeiro. Não é a melhor forma de começar uma opinião, mas é verdade. A personagem principal, convenha-se, é fascinante, mas é preciso ter cuidado na sua utilização: neste livro, acho que o autor falhou ligeiramente.

No entanto o livro é bom. Diverti-me quase tanto como ao ler o primeiro, mas notei mais a artificialidade da narrativa e do humor.

Estou a tornar-me confuso. Em termos simples: gostei, mas fiquei desiludido.

Parte do problema é o foco do livro. Enquanto que em The Necromancer, são as artes negras que estão no centro da narrativa, sendo que Cabal quase que fica só com o papel de simples e sarcástico veículo dessas artes, em The Detectiva as magias e ciências ocultas tomam um papel muito mais secundário.

Qual é o problema disto, exactamente? Bem, Cabal é divertido, em grande parte, por causa das suas reacções e interacções completamente fora de sintonia com os seres humanos normais, mas foi a forma como age junto do sobrenatural que me cativou.

E aqui perde-se isso em favor de intrigas políticas e militares entre caricaturas de países povoados de caricaturas de povos ridículos por si próprios. Não é mau ver que a história de Cabal não se prende demasiado ao que quer que seja, tirando a sua sempre presente missão de conseguir ressuscitar os mortos com total eficácia, mas aqui afastou-se de mais.

Não deixa de ser um homem extremamente engraçado. A sua personalidade fria e metódica continua fascinante, e a forma como pensa e como trata toda a gente é hilariante.

O enredo, esse, é relativamente banal, ainda que tenha algumas pitadas de interesse mais acentuado aqui e ali. Tenho mais interesse para o terceiro, The Fear Institute, mas queria deixar bem claro que gostei de ler este livro, e que ainda deu para rir um bom bocado. Os diálogos têm momentos brilhantes, e o próprio narrador consegue fazer rir com alguma facilidade.

Ou seja, apesar de tudo o que eu disse, façam o favor de experimentar!

Sem comentários: