domingo, 30 de maio de 2010

Sangue Oculto


No quarto livro da saga de vampiros de Charlaine Harris, temos mais do mesmo, mas num óptimo sentido!

Está presente o humor a que a autora nos habituou nos outros livros, bem as torrentes de porrada e, claro, as personagens a que já nos habituamos, tal como a introdução de personagens novas.

E, claro, temos uma nova "classe" sobrenatural que nos é introduzida. Aliás, duas, se a memória não me falha. Temos as bruxas, e as fadas (ou fada, já que só vemos uma, Claudine). Não tenho a certeza se não vimos já Claudine em livros anteriores, mas tenho a impressão que não.

A história começa com Eric, o manda-chuva dos vampiros da zona, a correr pela estrada, praticamente nu, sem memória. Sookie, que já o conhecia, acolhe-o, e toma conta dele.

Este Eric sem memória é um Eric mais carinhoso, mais preocupado, menos "Eric", tal como nos habituámos a ele, nos livros anteriores. Continua a ser um viking de 2 metros, com compleição de Adónis, olhos azuis e cabelo loiro, mas está menos... "sacaninha", vá. E tudo isto graças às bruxas, que lhe tiraram a memória, por lhe quererem invadir o território, e ficarem com os seus negócios.

Só que estas bruxas são um grupo extremamente poderoso, pois além de bruxas, são lobisomens e bebem sangue de vampiro, que lhes dá uma força sobre-humana. E com uma ameaça no horizonte, é Sookie, claro, que praticamente salva o dia, sendo literalmente arrastada para o meio dos acontecimentos.

E, como é óbvio, como as desgraças nestes livros nunca vêm sós, Jason, o irmão de Sookie, desaparece, logo no início do livro, e só o voltamos a encontrar no final.

Como único ponto negativo deste livro, tenho que apontar a falta de acção. Estava habituado a ver a Sookie espancada a cada 3 páginas, e muito mais acção, e neste livro praticamente não temos acção até às últimas 70 páginas (se bem que depois acontece tudo a uma velocidade alucinante). Mas acho que não é um ponto assim tão negativo, uma vez que a autora tem uma capacidade de nos agarrar à leitura que me espanta. Apesar da falta de acção, os vários acontecimentos e desenvolvimentos não me deixaram largar o livro enquanto não o lesse!

3 comentários:

Jacqueline' disse...

Ainda estou a acabar o terceiro em inglês, mas estou muito curiosa para ler este. Logo eu, que gosto tanto do Eric..

Rui Bastos disse...

Se gostas do Eric, este é o livro certo ;)

Jacqueline' disse...

Pois, já me disseram. Mal posso esperar :)