domingo, 4 de julho de 2010

O Terror na Literatura Sobrenatural


Imaginem a minha excitação ao encontrar um ensaio sobre o terror (um dos meus géneros favoritos) na literatura, escrito por H.P.Lovecraft, um dos grandes mestres do terror (e um dos meus autores favoritos).

Nem pensei duas vezes, comprei-o logo. E não me arrependo. Apesar de ser um livro pequeno, tanto no formato, como no número de páginas, aquilo que se pode aprender com ele ultrapassa largamente aquilo que se aprende com alguns calhamaços que por aí andam.

O conhecimento literário do autor é profundo... Desde os livros e textos mais mainstream, na altura, até a algumas coisas mais obscuras e praticamente esquecidas, Lovecraft conhece-as todas. E leva quem lê este livro a uma viagem, que começa nos primórdios da literatura de terror, e percorre toda a história deste género (até à altura em que o livro foi escrito, obviamente).

A nível pessoal, este livro deu-me algumas coisas. Primeiro que tudo, ensinou-me as bases da escrita de terror. Lovecraft disseca completamente este género, e ensina, a quem quiser aprender, como escrever terror, não directamente, mas através das explicações sobre o que outros autores fizeram, e o que não deviam ter feito.

E ainda me deu vontade de ler uma data de coisas aqui mencionadas... Algumas de autores que eu nunca tinha ouvido falar, outras de autores que eu já tinha ouvido falar, mas que não sabia terem escrito coisas dentro deste género, e ainda livros que eu já conhecia, de autores que eu já conhecia, mas que nunca me tinham interessado por aí além.

Além de ensinar... Este livro é um autêntico arrasa-carteiras. Mas mais do que aconselhado, a todos os leitores, e em especial a fãs do fantástico e do terror. Um livro a não perder.

2 comentários:

José Quintanilha de Sá disse...

Boas,
Apreciei bastante a sua mensagem sobre a literatura sobrenatural pois penso que deu a conhecer um grande escritor de terror literário, Lovecraft.
Foi um excelente comentário a este tema no entanto, proponho que quando tiver tempo disponível para tal, que escreva algo sobre Bram Stoker.
Um abraço e continuação de Bom trabalho,
Antº de Campos Gomes

Rui Bastos disse...

Boas,
Obrigado! Já tinha lido livros deste escritor, e tenciono aumentar a minha colecção!
Quanto a Bram Stoker: http://livrosimples.blogspot.com/2009/06/dracula.html

Não é propriamente a minha melhor opinião, mas conheço, e já opinei, por aqui. E estou só à espera de encontrar mais livros!