Finalmente tenho hipótese de fazer uma temporada temática! Vou juntar o útil ao agradável e tudo...
Então é assim, eu a Português vou dar "Os Lusíadas", mas a minha professora disse logo que não precisávamos de os ler todos, líamos depois os excertos que viessem no livro da disciplina. É claro que eu não achei tanta piada a isso, e decidi que ia ler o livro na íntegra.
Depois comecei a pensar que era capaz de ser boa ideia fazer uma temporada temática a partir daí. Epopeias. Comecei de imediato a planear as leituras: começava pela "Ilíada", depois a "Odisseia", a "Eneida", a "Divina Comédia" e acabava com "Os Lusíadas", ficando assim melhor preparado para estudar este assunto.
Mas como é óbvio, nem tudo correu bem. A "Ilíada", a "Odisseia" e a "Eneida" que encontrei aqui em casa, eram adaptações em prosa, o que não me agradou. Se é para ler epopeias, é para as ler em verso! Depois ainda veio um outro problema: "o que é que é considerado uma epopeia?". Segundo a minha professora, só havia 4. As duas gregas, de Homero, a romana, de Virgílio, e a nossa, de Camões, as chamadas clássicas, que cumpriam à risca aquilo que Aristóteles definiu. Mais tarde, chegámos à conclusão que há mais epopeias, poemas épicos e coisas parecidas, tudo dentro do mesmo género.
Ora, como eu nisso não sou propriamente picuinhas, procurei o que tinha aí por casa, e cheguei à seguinte lista:
Os Lusíadas, de Luís de Camões, indubitavelmente uma epopeia; Beowulf, redigido ao longo dos anos, de forma anónima, é considerado como um poema épico; Fausto, de Goethe, que embora seja um teatro, é considerado como pertencendo ao estilo épico; A Divina Comédia, de Dante Alighieri, uma epopeia mais moderna.
Parece pouco, mas já é muito... Tirando o "Beowulf", que é pequenito, é com cada calhamaço... O que é óptimo, claro! Espero é ainda conseguir encontrar mais epopeias, em bibliotecas, ou na net, pelo menos as duas gregas e a romana...
Mas bem, cá fica, espero que sejam todas leituras interessante, e espero também ter tempo para vir cá publicar uns textos sobre a epopeia e afins. Preparados para uma temporada épica?
12 comentários:
Ora aí tens uns belos títulos, também os tenho em casa...mas não sei quando os vou ler. Por enquanto fico à espera da tua opinião.
Abraço e bom fim de semana.
Fico à espera da opinião da dívina comédia. Sempre tive curiosidade.
E queria ver se arranjava mais :p
Por acaso também tenho uma curiosidade com a Divina Comédia o.o
Ah, a Divina Comédia... é um trabalho magnífico. Longo (demorei mais de dois meses a ler), mas soberbo. Fausto lê-se melhor, mas também é uma obra de peso.
Belo desafio o teu! :)
Obrigado, espero gostar tanto de os ler como tu ;)
É um desafio épico, este de ler as epopeias. Li há pouco tempo «Uma Viagem à Índia», de Gonçalo M. Tavares, que é considerada a primeira epopeia do século XXI. Aconselho-te, talvez para terminares a temporada. Tem um relação profunda com os Lusíadas, mas é passada no nosso presente. :)
Boas leituras com essas obras de peso!
Também pensei nisso, mas como ando a ver se não gasto muito dinheiro em livros :p Bem, logo se vê, pode ser que se arranje =D
Obrigado ;)
Da minha parte, já ganhaste o meu respeito. =P É raríssimo, nos dias que correm, alguém dar o apreço e o grande respeito que Luís de Camões tanto merece. =)
Dos que mencionaste, já li todos menos o Fausto.
Quanto ao Beowulf, tenho a edição bilingual, ou seja, em 'Old English',(anglo-saxão), e no inglês actual. É espectacular.
Boas leituras.
Obrigado :p
A ver se gosto, até agora estou a achar piada =D
O Fausto deixa-me CURIOSÍSSIMO!
O Beowulf tenho uma edição em inglês, mas gostava de ver uma em 'Old English' o.o
Esta é a edição que eu tenho:
http://www.amazon.co.uk/Beowulf-Bilingual-Seamus-Heaney/dp/0571230415/ref=sr_1_7?ie=UTF8&qid=1296321901&sr=8-7
Que espectáculo o.o
É mesmo. =)
Enviar um comentário