sexta-feira, 29 de abril de 2011

O Enigma de Fermat

Título: O Enigma de Fermat
Autor: Albert Violant i Holz

Sinopse: Nenhuma outra conjectura na história da Matemática é tão sugestiva como a enunciada pelo francês Pierre de Fermat em 1637. A simplicidade da sua formulação contrasta com as profundidades matemáticas às quais dedica o seu estudo, que chegaram a parecer insondáveis.

Opinião: Dos livros que já li desta colecção, este deve ser, muito provavelmente, aquele que tem mais texto e menos equações. Os motivos pareceram-me evidentes, no entanto: por um lado, o famoso último teorema de Fermat é algo tão fascinante e tão polémico, que praticamente todos os grandes matemáticas se debruçaram sobre ele; por outro, a maior parte das explicações envolvem matérias tão complexas e distantes do alcance das pessoas que estiverem de fora deste mundo, que este livro não chegaria para as dar de forma satisfatória.

Como sempre, há uma grande contextualização histórica, em grande parte devido aos três séculos de intenso trabalho sobre este teorema, e não foi por apenas um punhado de matemáticos, mas sim pela grande maioria dos nomes mais famosos, como Gauss, e Euler.

Acho que basta que todo o livro seja dedicado a um único teorema para que se perceba a importância e complexidade desse mesmo teorema. Para além de ser dos teoremas mais famosos da história da matemática, destaca-se dos demais pela simplicidade da sua formulação, coisa que Fermat fez na margem de um livro, em meia dúzia de linhas, embora toda esta simplicidade do enunciado esteja em forte contraste com a extrema dificuldade da sua resolução. Não são todos os problemas que levam três séculos a serem resolvidos...

O livro tem uma escrita simples e acessível, tal como é preciso em obras de divulgação científica, apesar do tema deste ser um bocadinho mais "pesado", em termos matemáticos, mas nada que tire o prazer à leitura, já para não falar da componente histórica, que eu pessoalmente acho sempre fascinante... Fica, portanto, obviamente aconselhado a toda a gente.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá rui, essa colecao é espetacular e estou a faze-la,gostava é de conseguir os livros a um preço mais acessivel.

Rui Bastos disse...

Acho que os comprei a 9.95 cada um. Arranjam-se livros mais baratos, de uma forma geral, mas esta colecção tem qualidade, e as edições são boas, portanto não acho propriamente caro. Mas continua a ser um peso, claro... Parece-me é que serão difíceis de arranjar em alfarrabistas, eu pelo menos nunca vi nenhum!