terça-feira, 26 de abril de 2011

Os meus Lusíadas

Título: Os Lusíadas
Autor: Luís de Camões 

Opinião: Como o Rui já referiu num outro post, a falta de tempo tem vindo a tornar-se um obstáculo cada vez maior. A verdade é que nunca vi um ano tão egocêntrico como este, o 12º, tem sido um ano muito trabalhoso, por isso a leitura tem ficado para trás e os momentos para escrever nos blogues também têm estado em vias de extinção.


Foi por esta precisa razão que demorei cerca de um mês e tal a ler os Lusíadas e que tenho vindo a atrasar a minha lista de leituras desejadas.

Quanto à minha leitura d' Os Lusíadas, esta começou numa edição emprestada pelo Rui e acabou noutra edição, a que me ofereceram há uns dias pelos meus dezoito anos.

E se me permitem com toda a franqueza e sem qualquer ar de superioridade, gostava muito de falar-vos sobre os meus Lusíadas. Esta edição, que é linda, foi-me oferecida pelo meu pai no dia em que fiz dezoito anos, e sendo eu uma apreciadora de literatura entrei em êxtase quando a vi. Trata-se de uma edição limitada, com capa dura e retoques dourados; um tipo de letra maravilhoso, com papel de qualidade, agradável ao toque e todo ele escrito em português antigo, fiel ao original em que foi escrito. É enorme e pesado, tem aquele ar de antiguidade distinta e pertence àquela categoria de livros que vale a pena ter, nem que seja só para admirá-lo.

Falando agora da minha opinião sobre a obra, o resultado é positivo. Já tinha lido e analisado alguns cantos que fazem parte do programa da disciplina de Português mas resolvi ler a obra completa. 
E apesar de ter gostado muito, a leitura por vezes, tornou-se um tanto ou quanto complexa, o português arcaico da altura, enriquecido com os mais variados recursos estilísticos e latinismos fez com que nem sempre fosse muito perceptível o que é que o poeta queria dizer em determinada estrofe, o que levou com que eu não entendesse algumas passagens e que alguns pormenores históricos me tivessem escapado. É por estes alicerces que a grande obra lusitana é de um certo modo difícil de ser lida e requisita de um nível de concentração por parte do leitor mais elevado do que o necessário noutro estilo de literatura.


Contudo, é sem dúvida uma das grandes, se não a maior obra literária portuguesa, e já que a temos que dar e não a podemos vencer, que tal juntar-nos a ela? E foi o que eu fiz, a opinião essa, ficou inserida no verbo gostar!

Sem comentários: