Título: Prisioneiros com Dilemas e Estratégias Dominantes
Autor: Jordi Deulofeu
Sinopse: O jogo, a actividade livre por excelência, também admite interessantes formalizações matemáticas. Este processo culminou em meados do século passado quando, no calor da Guerra Fria e do confronto entre superpotências, se desenvolveu a moderna teoria de jogos, que tem como objectivo estudar estratégias vencedoras com que abordar toda a espécie de conflitos.
Opinião: Aposto que a partir do momento em que disser que este livro de matemática tem como tema a teoria dos jogos, quem me estiver a ler vai ter sentimentos contraditórios: por um lado, "teoria", vindo de um livro de matemática, implica, à partida, algo sério; por outro, "jogos", deita essa lógica por água abaixo.
Pois bem, caros descrentes, desenganem-se. A teoria dos jogos é algo muito sério, sendo até um dos ramos da matemática com mais aplicações práticas no dia-a-dia!
Sendo algo que começou por analisar jogos em concreto, rapidamente tratou de se abstrair, desenvolvendo uma teoria geral para a resolução dos mais variados problemas, ou até à simples análise de situações, desde saber que jogada efectuar num jogo de NIM, até perceber quais as opções de 2 potências mundiais, no que toca às armas nucleares.
Como todos os livros desta colecção trata-se de um livro escrito com a linguagem mais simples possível, que trata os vários assuntos de forma clara e objectiva.
Nada que me desapontasse, portanto, ou não gostasse eu muito de matemática, e que, tal como o resto da colecção, aconselho a toda a gente, seja amador seja experiente, nestas andanças matemáticas.
Sem comentários:
Enviar um comentário