quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A Espera


Título: A Espera
Autor: Rui Zink

Opinião: As minhas expectativas para este conto não era muito elevadas. A ideia que tenho de Rui Zink é a de um pseudo-intelectual com a mania que tem piada. É a imagem que tenho do pouco que sei do homem, e acredito que não corresponda de todo à verdade, mas já lhe li algumas crónicas e nunca vi nada de interesse.

Felizmente A Espera conseguiu surpreender-me. As personagens são cativantes e, no caso de Tom, seriamente enigmáticas. A estrutura é curioso, com vários momentos intercalados, contando em paralelo a visão que Paulo, o jornalista, tem da caça à baleia nos Açores e a sua relação e de Ana, a fotógrafa, com Tom e Sharon, os estrangeiros misteriosos com um pequeno barco chamado Nicole.

O ponto de vista da caça à baleia do ponto de vista do caçador é certamente interessante e diferente do normal, e Rui Zink consegue retratar os caçadores não como vilões, mas como homens a fazerem o que melhor sabem: caçar baleias. Esperar.

Ao longo da narrativa há momentos de um humor bastante particular, que apreciei. A escrita tem alguns vícios, como usar "olfactar" e "cônscio" e palavras menos comuns de uma forma que não me agradou por aí além, mas aceito que seja o estilo do homem e até nem estraga muito a leitura (para além de ser uma questão meramente subjectiva).

O conto consegue ser assim uma boa surpresa, que me deixa curioso para ler um livro do autor. Se conseguirem encontrar este livrinho, experimentem.

Sem comentários: