segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Murmúrios das Profundezas

Título: Murmúrios das Profundezas
Argumento: Rui Ramos, Flávio Gonçalves, Diogo Campos, Luís Belerique e Ricardo Reis
Arte: Rui Ramos, Vanessa Bettencourt, Diogo Carvalho, Luís Belerique e Phermad


Opinião: O ar lovecraftiano e o facto de ser de autores portugueses chamou-me a atenção. Confirmar que a inspiração é de facto lovecraftiana, e que o livro nasceu quase de uma brincadeira, prendeu-me.

Infelizmente o livro não sobrevive às expectativas. Murmúrios das Profundezas reúne seis pequenas histórias em formato BD, com artes distintas e o horror lovecraftiano em comum, mas não consegue estabelecer-se como bom.

Tem alguns erros, algo minimamente desculpável numa edição de autor, mas os argumentos em si não são grande espingarda, e os diálogos não são muito famosos, também. Mas os temas escolhidos são fantásticos, sempre invadidos por terrores e inspirações lovecraftianas, e conta com histórias passadas em Portugal, o que dá pontos de bónus ao livro.

O problema é mesmo o facto de serem histórias curtas. As histórias saem apressadas e confusas, e um bocadinho mais de desenvolvimento não lhes fazia mal nenhum. Acho mesmo que esse é o único problema em alguns dos contos, e que se tivessem o dobro das páginas eu teria de facto ficado a gostar.

Já foi bom pelo menos ver que existem autores portugueses com vontade e capacidade, tanto de criar como de arriscar. Este é assim um projecto que vejo com bons olhos, e ainda que a execução não tenha sido muito do meu agrado, não posso negar que o livro tem qualidade, mais que não seja a nível da arte, que mesmo não me tendo marcado especialmente, tem alguns bons momentos.

Apesar de tudo, um livro que vale a pena conhecer.

Sem comentários: