Título: A Mão direita do Apocalipse
Autor: Mike Mignola
Opinião: Embora isto se apresente como o quarto da colecção, lê-se perfeitamente bem sozinho. Peguei neste livro porque gostei bastante de ambos os filmes do Hellboy, e acho-o uma personagem fascinante, com muito para contar.
Esta antologia de histórias curtas provou-me isso mesmo. Sempre engraçadas, algumas são mais fascinantes do que outras, mas quase sempre a puxar ao folclore e à mitologia, desde o japonês ao escandinavo, o que, como é óbvio, me agradou imenso.
A personagem é tão badass que até dói. Já a arte, apesar de ser muito característica e agradável, não é o meu estilo favorito.
Todas as histórias, por mais curtas que sejam, têm um pitada de humor, mais que não seja por causa das piadas e do sarcasmo de Hellboy, que não tem qualquer tipo de papas na língua.
É importante ainda realçar as notas do autor que acompanham as histórias e que permitem um vislumbre do processo criativo. No meio disto há uma história em particular que merece um destaque particular, pois envolve... o Hellboy a comer panquecas.
É a história mais curta e foi criada como piada do autor, em resposta a um pedido do editor que ele não tinha vontade de cumprir. O resultado é hilariante, não tem qualquer tipo de relevo para a personagem nem para o universo em que esta se insere, mas vale a pena ler, de tão palerma que é.
Se aproveitarem e lerem o resto do livro, não se perde nada.
2 comentários:
Já li, confesso que não gostei especialmente.
Jorge
Não achei nenhum portento, mas gostei. Esperava mais, muito mais, tendo em conta os filmes, mas a abordagem aos mitos e tal... Achei engraçado.
Enviar um comentário