sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Some Desperado


Autor: Joe Abercrombie


Opinião: Abercrombie já me é bem conhecido, graças à insistência de dois amigos, um deles em particular, que não se calou por um bocadinho até pegar no Best Served Cold. E se as recomendações desse amigo nem sempre são muito famosas, por esta estou-lhe imensamente agradecido.

É que este é um autor como há poucos por aí: a sua escrita directa e bastante gráfica são ideais para contar as histórias violentas em mundos muito pouco ideais que Abercrombie gosta de contar. Já para não falar de que vi pouca gente criar tantas personagens tão interessantes como ele, incluindo algumas que considero estarem na minha lista pessoal de melhores personagens de sempre.

Neste conto temos um vislumbre de tudo isso e de mais uma coisa, uma capacidade imensa de contar muito em muito pouco. Neste caso a narrativa começa praticamente in media res com a personagem principal, Shy, a fugir de uns bandidos como se não houvesse amanhã.

O que o autor faz é dar a conhecer as personagens e as suas histórias de forma mais ou menos subtil, seja através de pensamentos de Shy, de descrições que revelam muito ou até da forma como as personagem agem e falam. É assim que se conta uma boa história, não são precisas cinquenta páginas de prelúdio, a explicar tudo preto no branco, bastam algumas palavras no sítios certos et voilá!

Nesta história em particular, que é curiosamente circular, temos Abercrombie no seu melhor. A violência explícita, as personagens interessantes, a ambiguidade moral, o humor negro e cáustico. Tudo ingredientes que fizeram dos seus livros um sucesso, e que é bom ver transpostos para um conto sem perderem a sua força.

Já sabem, o link está ali em cima, não vos custa nada a ler e não precisam de qualquer tipo de conhecimento prévio sobre o mundo em que se situam as histórias do autor. Portanto, quer queiram revisitar ou ficar a conhecer Joe Abercrombie, este conto é uma óptima forma de o fazerem.

Sem comentários: