quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Aventuras de Sherlock Holmes I, II e III


As Aventuras de Sherlock Holmes, são originalmente compostas por 12 contos de Sherlock Holmes, publicados em 1892, sendo primeiramente divulgados na revista Strand Magazine, entre 1891 e 1892. Nestes 3 livros vêm apenas 10 dos 12 contos:


Um Escândalo na Boémia
O Mistério do Vale Boscombe
O Carbúnculo Azul
O Homem do Lábio Torcido
Um Caso de Identidade
A Faixa Malhada
As Cinco Sementes de Laranja
A Liga dos Cabeça Vermelha
O Solteirão Nobre
As Faias Cor de Cobre

Como na grande maioria das histórias deste famoso detective, todas estas histórias têm como particularidade o serem especialmente bizarras e fora do normal. Sherlock Holmes tinha um apetite peculiar por problemas interessantes, e quanto mais complicados melhor. Como que gostava de se pôr à prova e testar as suas capacidades.

São todas elas narradas por Watson, seu amigo, companheiro de aventuras e biógrafo, que mais do que uma vez declara a sua admiração pelas capacidades excepcionais de Sherlock Holmes, embora também revelasse ocasionalmente algum ressentimento pelas maneiras de Holmes, mas aceitava-as como sendo particularidades do amigo, que eram causa natural do seu trabalho e da maneira como trabalhava, em grande parte, devido àquela maneira de pensar e de agir muito própria dele, e deixava passar.

Todos estes contos são absolutamente fenomenais, estando entre eles aquele no qual Sherlock Holmes alguma vez revela algum interesse por uma mulher. Em Um Escândalo na Boémia, Holmes vê-se em confronto intelectual com Irene Adler, que consegue "vencer" o detective, deixando uma profunda marca na sua pessoa, que Sherlock Holmes várias vezes expressa admiração por aquela mulher.

Sem comentários: