Título: Albert Einstein
Autor: Johannes Wickert
Tradutor: Catarina Saboga Iglésias e Mafalda Abreu
Sinopse: É uma personalidade do século XX. As suas investigações revolucionaram a nossa visão do mundo e ocuparam a mente de cientistas e filósofos até aos dias de hoje. A monografia de Johannes Wickert oferece uma introdução à vida e ao pensamento do grande génio e descreve um Einstein politicamente empenhado e contemporâneo. Mostra um homem que, pela sua conduta pouco convencional, se tornou um mito dos tempos modernos.
Opinião: Einstein foi uma pessoa fascinante, em toda e qualquer medida. Enquanto cientista e enquanto pessoa, sempre foi mais do que um simples homem, e a melhor prova disso mesmo é o facto do seu trabalho ter redefinido a Física moderna ao mesmo tempo que o cientista se tornou numa figura imensamente popular.
De tal forma popular que a maior parte das pessoas pensa nele, quando se fala de cientistas. Pode-se argumentar quanto à sua importância e tal, mas é um facto absolutamente indiscutível de que Albert Einstein foi um dos físicos mais importantes de sempre.
O que esta biografia mostra é que Einstein foi também uma pessoa fascinante. Incapaz de se deixar reger por normas, regras e protocolos que achava idiota, teve sempre uma forte estrutura de valores que o acompanhou e lhe moldou a vida.
Mas Einstein era também uma pessoa estranha. Professor informal, cientista teórico, apaixonado pela experimentação e enamorado pela Ciência em si, tinha ainda tempo para ser um marido chato e afectuoso, um homem extremamente teimoso, e uma pessoa politicamente activa.
Aquilo em que a biografia falha é em mostrar tudo isso de forma coerente, lógica e interessante. Senti muitas vezes que me perdia no meio de tanta referência e citação, quando preferia muito mais que o autor tivesse simplesmente passado 2 ou 3 páginas a contar-me o que se tinha passado, nas suas próprias palavras.
Não deixa de ser uma obra interessante, especialmente se quiserem saber mais sobre esta personalidade, só acho é que podia estar mais bem esgalhada, com menos citações e mais narração... Mas enfim, é uma biografia, estas coisas são complicadas de se escrever.
1 comentário:
Concordo plenamente: uma personagem fascinante. Boas leituras e boa semana.
Enviar um comentário