Não faço a mínima ideia de como descobri o The Corner Club, um dos blogs mais irregulares que conheço, e que é também um dos que mais gosto de seguir.
O autor dos textos é o José Pedro Castro, e basta lerem um parágrafo para ficarem impressionados com as camadas atrás de camadas de humor que o tipo consegue enfiar em tudo o que escreve. A sério, torna-se ridículo. Eu sinto-me envergonhado de cada vez que sai um texto novo.
(In)felizmente não é algo que aconteça com muita frequência!
Mas qual é o interesse particular deste blog? A rubrica O Zé lê..., em que o autor pega num livro e o vai dissecando ao mesmo tempo que o vai lendo. O registo é para lá de hilariante e, como já vi alguém dizer algures, profundamente português.
Um exemplo:
"E eis-nos cá presentes para dar início a este projecto, em que um pobre aprendiz de tradutor madeirense, na plenitude da sua sabedoria e do seu domínio duvidoso da análise literária, procurará cometer indizíveis crimes, doravante apelidados de ‘posts’, contra a sensatez e perspicácia que qualquer pessoa desejaria de um crítico literário ou, vulgo a gíria, ‘merda’. Ou então será ele torturado pelos horrores conjurados por maus autores, até que o seu cérebro derreta e a sua criatividade mirre que nem uma rosa desprovida de água, ambas as possibilidades totalmente pensadas para, esperemos nós, o vosso deleite. Ou será ele a vomitar a dita merda, ou será ele a comê-la às colheradas. E pedir segundo prato!, que aqui ninguém desperdiça!"
Quem me dera conseguir escrever as minhas opiniões com esta qualidade. Este parágrafo foi tirado do primeiro post de O Zé lê "O Filho de Odin", de João Zuzarte Reis. Eu já tinha uma ideia da qualidade do livro, que a Alice leu-o, em tempos, e não achou muita piada, mas acompanhar estes textos do José é meio caminho andado para morrer a rir e ficar a saber na perfeição o que é que aquelas páginas contêm.
Aconselho-vos a fazer o mesmo. Não são muitos textos, mas se fossem dizia-vos na mesma para pararem o que estão a fazer e lerem tudo de enfiada. Preparem-se para dar gargalhadas em frente ao ecrã do computador.
Sem comentários:
Enviar um comentário