sexta-feira, 22 de maio de 2015

Adult Wednesday Addams [T1]


No que toca a livros, filmes, ou séries bizarras, posso contar com a minha namorada. Uma autêntica connoisseur daquilo que mais estranho se faz, especialmente por essa internet fora. Foi graças a ela que descobri a Melissa Hunter, uma escritora, comediante e youtuber. Ou melhor dizendo, o que descobri foi a fantástica série Adult Wednesday Addams.

A premissa é simples: pequenos sketches que mostram situações hilariantes da vida da pequena Wednesday Addams da Familía Addams, depois de crescer. Conhecida, nos filmes, pelo seu perpétuo ar sério e a sua personalidade algo... mórbida, a versão adulta criada por Melissa Hunter mantém essas características e junta-lhes um timing cómico absolutamente perfeito.

Logo no primeiro episódio, a tipa está absolutamente impecável: o humor é negro, bem ritmado, e deixou-me bastante impressionado. O segundo mostra o quão boas conseguem ser as puns mais ou menos acidentais de Wednesday, sempre com um humor extraordinário.


No terceiro episódio apercebi-me que grande parte daquilo que me fazia gostar desta pequena série eram os one-liners. Nada bate um bom one-liner, uma boa punchline, e Melissa Hunter consegue fazê-lo da melhor maneira possível, várias vezes seguidas. A isso ajuda que a personagem seja o mais monossilábica possível, por inclinação da própria, mas é um facto que os one-liners são perfeitos, e isso deve-se à qualidade de Hunter enquanto escritora, comediante e actriz.

Já ao quarto episódio, mais do que habituado à personalidade peculiar de Wednesday, não consegui deixar de me rir a bandeiras despregadas com "wolves can smell petulence... and body glitter", dito da forma mais dúbia possível entre mórbida honestidade e sarcasmo impassível e propositado.

Isto da mesma forma que é completamente impossível deixar passar a seguinte troca de palavras, no quinto episódio:

"ahhhhhhh! oh, sorry, thought you were a ghost"
"you're sweet"

Estão a compreender o calibre? Este episódio deve ter sido o meu favorito e tem mais pérolas:

"inmemoryofwednesday@gmail.com"
"that makes it sound like you're dead"
"I like to plan ahead"

"do you like me?"
"you're alive aren't you?"
"hum... yes..."
"you're welcome"

Por fim, no sexto episódio, Hunter relembra a sua audiência do quão perturbadora esta personagem é, e consegue ser. Todos os episódios são de humor negro (ainda que leve), mas neste a actuação de Hunter é perfeitamente assustadora.

Esta pequena série é assim a demonstração de que não é preciso inventar muito para fazer algo muito bom. E nem deve ter ficado muito caro (pelos padrões destas coisas). É também uma prova da força e da qualidade dos conteúdos no Youtube, que tem muitas coisas sobre as quais ainda vou falar. Por agora, acompanhem esta série (e os outros vídeos da autora), que vale bem a pena!


Sem comentários: