As Memórias de Sherlock Holmes, têm, no original, 11 contos, publicados em 1894, tendo sido divulgados na revista Strand Magazine, em 1892 e 1893. Estes 3 livros, só trazem 10, desses 11 contos:
O Problema Final
O Paciente Internado
O Enigma de Reigate
O Corcunda
A Tragédia do Glória Scott
A Estrela de Prata
O Tratado Naval
O Intérprete Grego
O Ritual de Musgrave
O Escriturário da Corretagem
Estes contos são relatados por Watson, como sempre, mas já depois da (suposta) morte do detective. Pareceram-me contos com um tom mais sombrio, talvez numa tentativa do autor de transmitir o luto e o pesar de Watson, amigo intímo do detective.
Entre eles, temos A Tragédia do Glória Scott, que é, nada mais nada menos, do que a situação que fez Sherlock Holmes dedicar-se à sua profissão. O próprio detective contou a história a Watson, enquanto remexia nuns papéis, e este, como não podia deixar de ser, tomou as suas notas para mais tarde a relatar.
Encontramos também O Problema Final, que é uma das histórias mais importantes do detective, por ser aquela em que ele morre em confronto com Moriarty, o seu pior inimigo. Várias vezes Sherlock Holmes aponta Moriarty como sendo o mais brilhante criminoso de Londres, e possivelmente de toda a Europa, afirmando que se havia alguém capaz de rivalizar com ele, seria certamente Moriarty.
Mais uma vez, uma série de contos de casos estranhos e complicados, bem ao gosto de Sherlock Holmes.
1 comentário:
Já agora, têm dois selos na Cozinha das Letras...
Enviar um comentário